A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Estudo diz que mundo precisa zerar poluição plástica até 2040

Pesquisa afirma que redução precisa acontecer e tratado da ONU é fundamental

 
 

24/02/2023 – Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, publicaram um estudo sobre como o mundo pode reduzir a poluição por plástico e como um novo tratado global pode reverter a situação atual dos resíduos plásticos que se acumulam e se espalham por todo o planeta.

A COP27 Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, realizada no Egito também debateu a poluição por plástico e passou a fomentar a ideia de um tratado global que possa ser juridicamente vinculativo e que tenha o aval da maior ou a totalidade dos países membros da ONU. Segundos os pesquisadores, o mundo precisa acabar com a poluição por plástico até 2040. AONU informa que quase 200 nações já se comprometeram em aderir ao tratado, que ainda está em discussão.

O estudo publicado na revista Nature Reviews Earth and Environment, traz maneiras e alternativas para mitigar a poluição por plástico, sobretudo, aqueles de uso único, como embalagens, sacolas plásticas e utensílios como copos, pratos e talheres descartáveis. O artigo também faz um alerta ao G20, grupo dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, ao PNUMA – Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente e ao Banco Mundial sobre iniciativas, políticas e formas de reduzir o descarte de plástico.

Reprodução/Pixabay

 



O eventual novo tratado deve, entre outras coisas, definir critérios, metas e limites bem claros sobre a questão da poluição plástica. Atualmente cada país tem sua própria regra, muitas vezes insuficientes e outras nações sequer têm alguma legislação sobre a poluição plástica. "Para que o tratado funcione, é vital que haja uma meta única e um acordo estratégico", afirma o professor Steve Fletcher, diretor do Global Plastics Policy Center, da Universidade de Portsmouth, em nota.

Entretanto, os próprios pesquisadores não acreditam que seja possível reduzir a zero a poluição por plástico. Assim eles tentam centralizar as ideias em não criar novas fontes de poluição. Os cientistas acreditam que tecnologia e uma visão sistêmica sobre toda a cadeia produtiva do plástico pode ser um ótimo caminho a se seguir.

"O plástico é extremamente útil, mas a má gestão levou a uma crise global de poluição que está exacerbando as mudanças climáticas. A economia circular de plásticos é necessária para reduzir ou eliminar radicalmente a poluição, apoiando o uso necessário", diz Antaya March, principal autora do estudo em comunicado.

March afirma que existem muitos desafios pela frente. “Na pior das hipóteses, criam inconsistências legais e políticas internacionais que empurram os resíduos plásticos para locais com menos capacidade de lidar com eles com segurança. É por isso que precisamos de uma meta ambiciosa para a qual todas as nações possam trabalhar”, conclui.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.