A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Plásticos chegam ao Ártico de todo o planeta

Brasil é um dos países que ‘contribuem’ para a poluição na região

 
 

28/02/2023 – Desertos, ilhas, oceanos e até nas regiões mais inóspitas do planeta já é possível encontrar detritos ou resíduos plásticos. O destino agora é o Oceano Ártico, mas ainda não se sabe ao certo como esse lixo chega à região. Um novo projeto de ciência cidadã realizado pelo Instituto Alfred Wegener – AWI, na sigla original, baseado na Alemanha, traz uma nova informação importante para entendermos como esses plásticos chegam tão longe.

Em parceria com as empresas que trabalham no turismo ao Ártico, os viajantes e cientistas cidadãos recolheram e registraram resíduos plásticos nas praias do arquipélago ártico norueguês de Svalbard. No período de 2016 e 2021, os voluntários encontraram 23 mil itens ou 1.620 quilos de resíduos plásticos.

Segundo a AWI, um terço de todos os resíduos plásticos que ainda podiam ser rastreados pelos rótulos e marcas, indicou que sua origem era Europa, sendo a maior parte oriunda da Alemanha. O relatório publicado da revista Frontiers in Marine Science revela que países desenvolvidos e industrializados têm grande responsabilidade sobre a produção, consumo e descarte inadequado de detritos plásticos no Ártico e em outras regiões do planeta.

Reprodução/Pixabay

 



O relatório indica que 80% dos resíduos são plásticos e a maioria dos detritos é proveniente da atividade de pesca, contudo nestes casos não foi possível identificar a origem. Em apenas 1% do material recolhido foi possível verificar etiquetas ou rótulos, que indicavam ser da Rússia e da própria Noruega.

Segundos os responsáveis pelo levantamento, com base em modelos de computador, foi possível verificar que as fontes são locais e remotas. No caso das fontes locais, resíduos plásticos vêm de navios e comunidades do próprio Ártico. Já as fontes remotas, detritos plásticos e microplásticos chegam ao Oceano Ártico a partir do Atlântico, Mar do Norte e Pacífico Norte.

Entre as origens dos resíduos estão Brasil, China e Estados Unidos, mas países da Europa, como Alemanha também estiveram presentes. Aliás, a Alemanha foi a campeã do continente europeu. Em comparação com estudos anteriores, o relatório indica que houve um aumento dos detritos nas costas do Ártico.

O relatório mostra que mesmo os países mais ricos e industrializados ainda não conseguem controlar de forma adequada o descarte ou a reciclagem de resíduos plásticos. O novo Tratado de Plásticos da ONU é extremamente necessário e precisamos avançar nessa legislação global.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.