A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Sinais interativos de prevenção de poluição plástica

A Agência Ambiental tem a missão de combater a poluição plástica

 
 

14/03/2023 – Comunicado de imprensa - A Agência Ambiental tem a missão de combater a poluição plástica com o lançamento de pôsteres interativos 'Source to Sea' em Plymouth. Moradores e visitantes agora podem escanear códigos QR de cartazes em vários locais para descobrir como itens de plástico evitáveis de uso único - como fraldas, pacotes, lenços umedecidos e produtos sanitários - afetam a vida marinha quando descartados incorretamente no vaso sanitário ou descartados em ambiente aberto.

Os cartazes atraentes, que podem ser encontrados em grades, postes de amarração e postes de iluminação no Barbican Waterfront e Hoe, Hospital da Universidade de Plymouth (somente interno), centro da cidade e áreas de Mutley e Saltash Passage, permitem que as pessoas tenham mensagens de texto móveis bate-papos por telefone sobre tipos de plástico, a jornada do plástico pelos esgotos e rios e seus impactos na saúde dos oceanos. Há também um questionário envolvente e a oportunidade de compartilhar opiniões sobre a poluição plástica.
A líder do projeto da equipe de plásticos e sustentabilidade da Agência Ambiental, Lucy Smith, disse:

Todos os anos, mais de 12 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos do mundo provenientes de atividades terrestres, fluviais e marinhas. E cerca de 967 quilos de lixo plástico foram removidos de Plymouth nos últimos meses, de acordo com nosso banco de dados de parceiros, graças aos catadores de lixo liderados pela comunidade.

Com a ajuda desses pôsteres interativos, esperamos acabar com os maus hábitos de descarte de lixo, incentivando as pessoas a pensar como a saúde do nosso planeta é moldada por nossas ações.

Reprodução/Pixabay

 



Pode ser realmente confuso saber que tipo de lixo vai para onde. Esperamos que este projeto envolva as pessoas de uma forma divertida e ajude a transformar questões complicadas em ações diretas. Cada indivíduo pode desempenhar um papel na saúde dos oceanos, e toda ação positiva conta.

A iniciativa é um dos muitos projetos financiados pelo projeto Interreg Preventing Plastic Pollution de 3 anos - uma parceria de 18 organizações, incluindo Plymouth City Council, Westcountry Rivers Trust e a Universidade de Plymouth - que visa identificar e direcionar focos de plástico, incorporar a mudança de comportamento nas comunidades e empresas locais e implementar soluções e alternativas eficazes.

Os cartazes se conectam às ambições de mudança de comportamento, incentivando as pessoas a descartar adequadamente seus resíduos e intensificar hábitos diários evitáveis de plástico seguindo a hierarquia de resíduos - evitar, reduzir, reutilizar, reciclar. Os cartazes ficarão no local por 12 meses, após os quais as interações serão avaliadas para ajudar a informar futuras iniciativas para prevenir a poluição plástica.

O projeto baseia-se nos objetivos e compromissos da Agência Ambiental descritos em seu plano de 5 anos para criar lugares melhores para as pessoas, a vida selvagem e o meio ambiente.

Como reguladora, a Agência Ambiental evita que resíduos plásticos entrem no meio ambiente, reprimindo o crime de resíduos e a má gestão de resíduos. Como influenciador, tem a ambição de promover melhores práticas ambientais que resultem na redução do desperdício de plástico.

Fundo
Interreg Prevenção da Poluição Plástica (PPP):
O PPP é um projeto do Programa INTERREG VA França (Canal) Inglaterra da UE, financiado por € 14 milhões, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que funciona principalmente em bacias piloto: Brest Harbour, Bay of Douarnenez, Bay of Veys, Test and Itchen, East Hampshire, Poole Harbour, Medway, Tamar e as bacias hidrográficas de Great Ouse.

O PPP busca entender e reduzir os impactos da poluição plástica nos ambientes fluviais e marinhos, observando as bacias hidrográficas desde a nascente até o mar.
Os parceiros são a Agência Ambiental, Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais, Queen Mary University of London, LABOCEA Conseil, Expertise et Analyses, Syndicat mixte estabelecimento público para a gestão e desenvolvimento da baía de Douarnenez, Office Français De La Biodiversité, Iroise Marine Nature Park, Brest Métropole, National Centre for Scientific Research, Manche Departmental Council, French Research Institute for the Exploitation of the Sea, The Rivers Trust, Syndicat de Bassin de l'Elorn, ACTIMAR, Brest 'aim, Westcountry Rivers Trust, South East Rivers Trust e Plymouth City Council.

Olá poste de luz
A Agência Ambiental trabalhou com o Hello Lamp Post , que visa educar o público por meio de sinalização interativa e atraente. Ao convidar os cidadãos a interagir com as coisas que usam todos os dias e com as coisas que compõem o mundo ao seu redor (por exemplo: postes de iluminação, parquímetros, pontos de ônibus, estátuas e fachadas de lojas), o Hello Lamp Post está incentivando o público em geral para entender melhor uma área ou espaço e dar feedback em tempo real.

Por meio de bate-papos baseados em texto em celulares, o Hello Lamp Post capacita as comunidades a influenciar o futuro de sua área local, na visão daqueles que mais usam a área. O Hello Lamp Post tem como objetivo ajudar vilas, cidades e organizações a usar a tecnologia de maneira consciente e responsável e ajudar a capacitar as comunidades que atendem.

Plymouth
Plymouth é frequentemente chamada de 'Cidade do Oceano' devido ao seu compromisso com a saúde do oceano, seu ambiente natural florescente e pesquisas marinhas de renome mundial. O projeto se baseia no trabalho de parceria sem plástico em toda a cidade para incutir mudanças de comportamento nas comunidades para interromper o fluxo de plásticos em nossos mares. Fonte: GOV.UK

Da Redação, com informações do governo do Reino Unido.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.