A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Pesquisa descobre doença causada por plásticos em aves

Nova doença em aves marinhas provoca fibrose no sistema digestivo

 
 

16/03/2023 – O plástico avança sobre a vida selvagem e estes resíduos são responsáveis por uma nova doença que ataca o sistema digestivo dos animais. Plasticose foi o nome dado para a nova doença descoberta em aves marinhas. A pesquisa realizada por cientistas do Museu de História Natural de Londres identifica indivíduos com a patologia presente em seus sistemas digestivos. Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que se relata fibrose causada pela ingestão de plásticos em animais.

O estudo publicado no Journal of Hazardous Materials destaca que a poluição plástica está se ampliando de tal forma que em breve todas as espécies sofrerão de alguma forma. Na pesquisa, as fibroses foram detectadas em aves de todas as idades, o que sugere que o plástico já está presente em todos os níveis de comportamento dos animais, inclusive nos jovens, e que os filhotes também podem estar sendo alimentados com plástico que são confundidos com alimento.

Reprodução/Pixabay

 



A pesquisa foi realizada na Ilha Lord Howe, na Austrália, onde os cientistas analisaram a relação da quantidade de plástico ingerida e o órgão proventrículo, o primeiro segmento no sistema digestivo de uma ave (estômago). Verificaram que quanto maior a quantidade de plástico consumida mais lesões surgiram. A doença descrita por eles indica que há uma deterioração gradual das glândulas tubulares, deixando as aves suscetíveis a uma série de infecções e parasitas.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.