A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Plástico reciclado libera mais produtos químicos que embalagem nova

Estudo indica de garrafas plásticas recicladas liberam mais contaminantes

 
 

07/04/2023 – Bebidas engarrafadas em PET reciclado foram analisadas e pesquisadores encontraram mais de 150 contaminantes. Um grande estudo da Brunel University London, afirma que produtos em garrafas plásticas com Polietileno Tereftalato recicladas concentram mais químicos que aquelas disponíveis em garrafas novas e indica que processos de reciclagem podem ser responsáveis pela contaminação.

Segundo os pesquisadores, o chamado PET (termoplástico) é o terceiro tipo mais usado em embalagens de alimentos e bebidas, e também um dos líderes de poluição em todo o mundo. Por esse motivo, a reciclagem deste tipo de garrafa é comum e bastante incentivada. A União Europeia, por exemplo, informa que até 2030, ao menos 30% das garrafas PET devem ser recicladas.

Reprodução/Pixabay

 



Durante a pesquisa, os cientistas revisaram 91 estudos de todo o mundo, verificando o grau de contaminação química de garrafas PET. Encontraram 150 químicos em bebidas, destes, 18 apresentavam concentrações além dos permitidos. O PET, por si só, já traz uma série de contaminantes, como o bisfenol A, que pode causar problemas cardiovasculares e câncer.

Os pesquisadores sugerem revisar os processos e as tecnologias usadas na reciclagem destas embalagens, que pode ser por meio de uma limpeza em três estágios, em altas temperaturas, usando gás e outros químicos.

Da Redação, com informações de agências de notícia
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.