A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Combater a perda de biodiversidade e a poluição plástica é uma prioridade para os países nórdicos

Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia

 
 

13/04/2023 – Este ano, as consultas anuais entre os países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia – e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) focaram no marco Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework adotado na Convenção sobre Diversidade Biológica Conferência das Partes (COP15) em dezembro de 2022.

Também na agenda das consultas de janeiro estavam as negociações em andamento sobre um novo instrumento internacional juridicamente vinculativo para prevenir a poluição plástica ; a contribuição do PNUMA para ajudar o setor privado a impulsionar a transição verde; o impacto da atual situação geopolítica nas prioridades ambientais globais e a capacidade do PNUMA de manter o curso de sua estratégia e programa de trabalho.

Os cinco países nórdicos são parceiros-chave do PNUMA em seus esforços para combater a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e da biodiversidade, poluição e desperdício. Em 2022, os países destinaram US$ 21,3 milhões ao Fundo para o Meio Ambiente , principal mecanismo de financiamento do PNUMA. Isso representou 26% da receita do fundo. Eles também forneceram mais de US$ 17 milhões em financiamento com destinação branda para os novos Fundos Temáticos e subprogramas do PNUMA.

"Somos gratos aos países nórdicos por sua liderança na abordagem da tripla crise planetária e por seu apoio inabalável ao PNUMA", disse Inger Andersen, Diretor Executivo do PNUMA.

Reprodução/Pixabay

 



Novo quadro de biodiversidade
O secretário-geral da ONU chamou a nova estrutura de biodiversidade de ' um pacto de paz com a natureza'. Os países nórdicos enfatizaram que o PNUMA é um parceiro crucial na condução de esforços globais para alcançar as ambiciosas metas do acordo para a natureza.


"A ciência nos diz que as soluções baseadas na natureza são fundamentais para a implementação da Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", disse Ragnhild Sjoner Syrstad, secretário de Estado da Noruega. “Vemos o PNUMA como um parceiro importante para os países nórdicos, pois buscamos alinhar e fortalecer nossos esforços globais, regionais e locais para que isso aconteça”.

O sistema da ONU é voltado para apoiar a implementação da nova estrutura de biodiversidade, incluindo o Comitê de Programas de Alto Nível, presidido pelo Diretor Executivo do PNUMA e sua abordagem comum à biodiversidade.

“Os países nórdicos incentivam o PNUMA a fortalecer ainda mais seu papel na integração do meio ambiente e da biodiversidade no sistema da ONU”, disse Terhi Lehtonen, secretário de Estado da Finlândia. "Vemos o Grupo de Gestão Ambiental como um veículo chave a esse respeito."

Os países também enfatizaram a oportunidade do PNUMA de aumentar o impacto positivo que a comunidade empresarial pode causar na proteção da biodiversidade e da natureza. Eles encorajaram o PNUMA a manter e intensificar seu trabalho e engajamento com o setor financeiro.

Notavelmente, a Iniciativa Financeira do PNUMA – a rede de bancos, seguradoras e investidores convocada pela ONU para acelerar o desenvolvimento sustentável – envolveu empresas líderes por meio de sua força-tarefa para a natureza . A COP15 também atraiu considerável interesse das comunidades financeiras e empresariais.

Acordo internacional para prevenir a poluição plástica
Na quinta Assembleia Ambiental da ONU, UNEA 5.2, os Estados Membros concordaram com uma resolução intitulada 'Fim da Poluição Plástica: Rumo a um instrumento legalmente vinculativo internacional'.

“Os países nórdicos apoiam um acordo ambicioso para acabar com a poluição plástica que promoverá a economia circular e o consumo e produção sustentáveis”, disse Christian Vindahl Vind, secretário permanente interino da Dinamarca. "Portanto, todos nos juntamos à High Ambition Alliance e contribuímos ativamente para as negociações, inclusive por meio do Conselho Nórdico de Ministros."

O PNUMA elogiou a liderança ambiciosa dos países nórdicos e observou que também é essencial garantir a adesão de uma ampla gama de partes interessadas.

Congratulando-se com o progresso alcançado no Uruguai na primeira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação, os países nórdicos concordaram que ainda há muito trabalho duro para alcançar o progresso desejado.

"A poluição plástica contribui fortemente para a tripla crise planetária. Temos agora a oportunidade de criar um novo e moderno acordo multilateral ambicioso", disse Daniel Westlén, secretário de Estado da Suécia. "Para acabar com a poluição plástica, temos que tomar medidas ao longo do ciclo de vida do plástico. As empresas serão um importante parceiro de diálogo. Os nórdicos continuarão a desempenhar um papel importante no apoio a esse processo."

"Quando se trata de redigir um acordo internacional sobre poluição plástica, a Secretaria do INC e o PNUMA desempenham um papel vital na conclusão bem-sucedida de um acordo ambicioso", acrescentou Hugi Ólafsson, Diretor Geral do Ministério do Meio Ambiente da Islândia.

Estimular o setor privado a impulsionar a transição verde
O PNUMA e os países nórdicos concordaram em fortalecer o envolvimento de várias partes interessadas e acelerar o trabalho com líderes do setor privado engajados nas áreas prioritárias do PNUMA dentro da tripla crise planetária – incluindo biodiversidade e segurança alimentar, poluição plástica e estabilidade climática.

Ao mobilizar e ampliar a acessibilidade dos fluxos financeiros públicos e privados para o meio ambiente, iniciativas como a Parceria para Ação em Economia Verde – uma aliança de agências da ONU, parceiros financiadores e países – e o Fórum de Políticas de Negócios Científicos do PNUMA sobre o meio ambiente foram algumas dos sucessos destacados.

Geopolítica e a tríplice crise planetária
Os países nórdicos expressaram apoio ao mandato do PNUMA de monitorar os impactos ambientais em áreas afetadas por conflitos e desastres naturais e fornecer assistência para avaliação e recuperação ambiental pós-conflito e pós-desastre. Eles também destacaram o papel do PNUMA como autoridade independente na promoção de abordagens baseadas na ciência e enfatizaram a importância do trabalho normativo do PNUMA.

Ao discutir os efeitos da guerra na Ucrânia, os participantes destacaram os impactos significativos da crise nos sistemas alimentares, energia e no nexo pobreza-ambiente e o trabalho relacionado da ONU a esse respeito, incluindo o Grupo Global de Resposta à Crise da ONU sobre Alimentos, Energia e Finanças.

O PNUMA desempenha um papel específico no fornecimento de sustentabilidade e perspectivas ambientais e está trabalhando na transformação dos sistemas alimentares por meio de uma abordagem multifacetada. Os países nórdicos enfatizaram a importância de integrar os aspectos ambientais dos sistemas alimentares no resto do sistema da ONU e expressaram sua vontade de apoiar o PNUMA nesses esforços.

Sobre energia, a discussão destacou o imperativo da ação climática e a urgência da transição dos hidrocarbonetos para fontes de energia renováveis.

O Fundo Ambiental
O Fundo Ambiental é a principal fonte de fundos flexíveis para o PNUMA. É a base para o trabalho do PNUMA em todo o mundo e ajuda os países a cumprir as dimensões ambientais da Agenda 2030 e a enfrentar a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e da biodiversidade e poluição e desperdício.

Para apoiar o Fundo Ambiental, cada um dos 193 Estados Membros é incentivado a contribuir integralmente, conforme representado pela Tabela Indicativa Voluntária de Contribuições , estabelecida em 2002 pelos próprios Estados Membros. A escala considera cada país individualmente e distribui a responsabilidade coletivamente. Investir no PNUMA significa investir na saúde do planeta e de sua população.

Os fundos temáticos
Os três fundos temáticos do PNUMA – Estabilidade Climática, Viver em Harmonia com a Natureza e Rumo a um Planeta Livre de Poluição, foram estabelecidos em 2022 para apoiar a implementação da Estratégia de Médio Prazo do PNUMA (2022-2025) . Os fundos visam mudar o equilíbrio de contribuições fortemente vinculadas no nível do projeto individual para um financiamento mais flexível, fortalecendo assim a capacidade da organização para ajudar a alcançar mudanças transformacionais para as pessoas e o planeta. Esses fundos são complementares ao Fundo Ambiental do PNUMA , que apoia todo o trabalho do PNUMA. Fonte: UNEP.

Da Redação, com informações da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.