A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Mancha de lixo no Pacífico se transforma em ecossistema

Espécies costeiras estão se reproduzindo em alto mar

 
 

19/04/2023 – Localizada entre a Califórnia e o Havaí, a mancha de 1,6 milhão de quilômetros quadrados se transformou em um grande ecossistema com diferentes espécies de invertebrados. É o que diz uma nova pesquisa publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution.

A chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico é na verdade um gigantesco conglomerado de resíduos plásticos descartados com 79 mil toneladas, que agora se tornou um ecossistema para pequenos seres vivos que geralmente não vivem em alto mar.

Quando se observa a mancha de perto, percebe que ela parece com uma grande sopa de plástico, onde os resíduos são usados para que os seres vivos flutuem pelo oceano. Antes acreditavam que limitações ecológicas ou mesmo fisiológicas poderiam ser limitações na colonização e permanência do oceano.

Reprodução/Pixabay

 



Durante a pesquisa, os cientistas analisaram 105 itens de plásticos retirados na Grande Mancha de Lixo do Pacífico, entre novembro de 2018 e janeiro de 2019 e identificaram 484 organismos invertebrados marinhos vivendo nos detritos plásticos. Foram identificadas 37 espécies, sendo que 80% são característicos de zonas costeiras, como plantas, algas e micro-organismos que grudam em animais invertebrados aquáticos como moluscos e esponjas, formando um novo e improvável ecossistema.

Apesar da condição inadequada de sobrevivência, ou seja, um conjunto de lixo plástico boiando no meio do oceano, os pesquisadores descobriram que os seres vivos encontrados são capazes de se reproduzir. "Os nossos resultados demonstram que o ambiente oceânico e o habitat plástico flutuante são claramente hospitaleiros para as espécies costeiras. [...] Podem sobreviver, reproduzir e ter populações complexas e estruturas comunitárias em mar aberto", diz um trecho da pesquisa.

Os pesquisadores pretendem agora analisar quais são as consequências desta aberração causadas pelo homem, como as espécies conseguem viver tão distantes de seus locais de origem.

Sobre a pesquisa: Linsey E. Haram et al, Extensão e reprodução de espécies costeiras em detritos plásticos no Giro Subtropical do Pacífico Norte, Nature Ecology & Evolution (2023). DOI: 10.1038/s41559-023-01997-y.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.