A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Oceano Antártico já tem presença de microplásticos

Resíduos foram encontrados entre krills e salpas

 
 

25/04/2023 – Cientistas descobrem resíduos plásticos no Oceano Antártico em meio a espécies que são base da cadeia alimentar na região. A cada momento os plásticos avançam por novas fronteiras e se consolida com um dos grandes desafios ambientais da atualidade.

Segundo um estudo da Royal Society Open Science, dois novos animais entraram para a cadeia mortal dos plásticos no meio ambiente. Os pesquisadores encontram microplásticos em krills (Euphausia superba), um pequeno crustáceo importante na cadeia alimentar de diversas outras espécies, e salpas (Salpa thompsoni), um invertebrado marinho, ambos encontrados no Oceano Antártico.

Microplásticos, que são resíduos com menos de cinco milímetros, já haviam sido encontrados no Oceano Antártico, presente tanto na superfície como no fundo do mar. Mas agora estes resíduos estão afetando importantes espécies da região. Estes animais marinhos são fundamentais na cadeia alimentar de muitas outras espécies. O krill, por exemplo, é alimento de baleias, pinguins e focas e as salpas alimentam peixes e aves marinhas de grande porte.

Reprodução/Pixabay

 



"As evidências do consumo de microplástico em duas espécies de abundância muito alta do Oceano Antártico são preocupantes. Ambas as espécies são parte integrante do ecossistema do Oceano Antártico e ainda não entendemos completamente o impacto que os microplásticos terão neste ambiente", diz Laura Wilkie Johnston, bióloga marinha da British Antarctic Survey (BAS), em nota de divulgação do estudo.

A pesquisa foi realizada entre 2016 e 2018, quando os cientistas a bordo do navio EEA James Clark Ross, recolheram amostras de krills e salpas no extremo norte da Península Antártica e próximo da ilha Geórgia do Sul. Analisando os dados, verificaram que cerca de 60% do krill e das salpas continham microplásticos de nylon. Este resíduo faz parte da composição de equipamentos de pesca, roupas, cordas e até de reforços de pneus, ou seja, oriundo de microfibras.

“Neste estudo, mostramos como esses animais são vulneráveis ao plástico em seus habitats naturais. A pesquisa é particularmente importante porque dá suporte a experimentos de laboratório e fornece novos insights sobre as quantidades e tipos de plásticos aos quais os krills e as salpas estão expostos no Oceano Antártico", diz Emily Rowlands, bióloga marinha da BAS e coautora do estudo.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.