A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Saindo de uma cultura descartável

Nossa cultura descartável impulsiona a tripla crise planetária

 
 

04/05/2023 – Discurso sobre produtos químicos e ação contra a poluição. Discurso de Ligia Noronha, Secretária-Geral Adjunta e Chefe do Escritório de Nova York em Nome de Inger Andersen. Dia Internacional do Lixo Zero.

Meus agradecimentos a Türkiye por liderar o primeiro Dia Internacional do Lixo Zero. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a ONU Habitat têm orgulho de facilitar a observância deste dia.

Nossa cultura descartável impulsiona a tripla crise planetária que enfrentamos hoje. Não apenas a crise da poluição e do desperdício, mas a crise das mudanças climáticas e a crise da perda da natureza e da biodiversidade. O que produzimos muitas vezes acaba despejado em aterros sanitários ou no meio ambiente – diretamente ou por meio de vazamentos e queimas. E então voltamos direto para a fonte, o meio ambiente, para mais, causando danos incalculáveis ao planeta.

Mais de dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos foram produzidos em 2020. Estamos caminhando para perto de quatro bilhões até 2050. Isso é incompatível com nossas metas de clima, natureza e desenvolvimento sustentável. Nosso planeta não pode dar de recursos indefinidamente. Nossa atmosfera, nossas águas, nossos solos não podem absorver veneno e sujeira infinitos. Precisamos nos mover para uma sociedade de desperdício zero.
Aqui estão três coisas que podemos fazer:

Primeiro, comece a pensar no desperdício como uma questão a montante.
Neste momento, lidamos com resíduos depois de gerados. Isso é de cabeça para baixo. Precisamos cortar o desperdício a montante, movendo-nos para a circularidade; ao fazê-lo, apoderar-se de muitos benefícios para as pessoas e para o planeta. Para dar apenas um exemplo, as iniciativas de desperdício zero em cimento, alumínio, aço, plástico e alimentos podem eliminar quase metade das emissões da produção de bens – equivalente a reduzir a zero as emissões atuais de todos os transportes.

Reprodução/Pixabay

 



Dois, comece a pensar nos resíduos como um recurso valioso.
Estamos literalmente jogando fora recursos, como metais preciosos, minerais e outros materiais.

Por exemplo, menos de 1% do material usado para produzir roupas é reciclado em roupas novas. Isso representa uma perda de mais de US$ 100 bilhões em materiais a cada ano. Enquanto isso, 95% do valor do material em embalagens plásticas, até US$ 120 bilhões, é perdido anualmente.

Isso é antes mesmo de começarmos a considerar os muitos empregos potenciais que poderiam ser criados na indústria de reutilização e reciclagem. O desperdício é incompatível com o sentido econômico.

Três, apoie o acordo sobre a poluição plástica.
Um Comitê Intergovernamental de Negociação está discutindo um acordo sobre poluição plástica, que deve ser concluído até 2024. Os benefícios desse acordo podem ser espetaculares, resultando em oceanos e hidrovias mais limpos. Em menores emissões de gases de efeito estufa. Em milhões de novos empregos. E em mostrar a outros setores que a circularidade é o melhor caminho a seguir. Mas, para obter esses benefícios, precisamos de todos os envolvidos na formulação e implementação do acordo – dos governos à indústria e aos consumidores.


Amigos, na minha opinião, não estamos apenas almejando sociedades com desperdício zero. De fato, almejamos sociedades em que a palavra “lixo” não tenha mais sentido – porque tudo o que produzimos e consumimos faz parte de um ciclo fechado e circular. Se conseguirmos alcançar esse ideal, a humanidade poderá finalmente viver dentro dos limites planetários – e garantir prosperidade, equidade e saúde para todos. Fonte: UNEP-ONU.

Da Redação, com informações da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.