A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Estudo revela que microplástico chega ao cérebro de ratos em duas horas

Pesquisa mostra o perigo que estamos correndo

 
 

10/05/2023 – Cientistas verificaram que resíduos plásticos em partículas micro e nano foram capazes de ultrapassar barreira do sistema nervoso de cobaias. Um estudo publicado na revista Nanomaterials demonstrou que partículas de poliestireno, matéria-prima usada em embalagens foram detectadas em cérebros de roedores, cerca de duas horas após a ingestão e mostraram os impactos causados aos animais.

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram demonstrar que esse tipo de resíduo é capaz de chegar ao cérebro a ultrapassar a barreira hematoencefálica, composição celular que resguarda o sistema nervoso central de patógenos e toxinas.

Com menos de 0,001 milímetro, os nanoplásticos são ainda menores que os microplásticos que têm entre 0,001 e 5 milímetros e podem ser vistos a olho nu. As chamadas partículas MNPs que já estão espalhadas pelo meio ambiente acabam entrando na cadeia alimentar, por meio de embalagens, alimentos e bebidas.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo outro estudo, uma pessoa que bebe 1,5 a 2 litros de água engarrafada por dia, pode ingerir cerca de 90 mil partículas de plástico por ano. Por outro lado, quem consome água de torneira pode ingerir até 40 mil partículas no mesmo período, dependendo da região que mora.

Pesquisadores do Instituto Clínico de Patologia da Universidade Médica de Viena, na Áustria, realizaram o experimento que ministrou doses orais de MNPs de poliestireno em cobaias e descobriram que aqueles resíduos em tamanho nanométrico chegaram ao cérebro apenas duas aos a ingestão. Esta ação que conseguiu ultrapassar a barreira hematoencefálica era desconhecida pela ciência.

Da mesma forma que o intestino, o sistema nervoso central tem uma parede protetora que pode ser cruzada por MNPs. Alguns estudos já relacionaram essas partículas com inflamações e ao desenvolvimento de câncer. Com a nova pesquisa, os cientistas afirmam que MNPs podem ampliar o risco de neuroinflamação e neurodegeneração, aumentando a possibilidade de distúrbios neurológicos. “No cérebro, as partículas de plástico podem aumentar o risco de inflamação, distúrbios neurológicos ou mesmo doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson”, diz Lukas Kenne, um dos líderes do estudo em comunicado. “Para minimizar o dano potencial das partículas micro e nanoplásticas aos seres humanos e ao meio ambiente, é crucial limitar a exposição e limitar seu uso enquanto se pesquisa o impacto dos MNPs”, completa.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.