A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Veja os países que mais despejam plásticos nos oceanos

Poluição plástica sem fronteiras

 
 

12/05/2023 – Em 2020, a Índia conquistou a ingrata posição de número um do ranking de países que mais poluíram os oceanos com plástico, foram cerca de 126,5 milhões de kg descartados por ano. Segundo o relatório da empresa de embalagens RAJAPACK, os Estados Unidos produzem anualmente o dobro de plástico da Índica, cerca de 42 bilhões de kg, mas ‘somente’ 2,4 milhões de kg chegaram aos oceanos.

Acredita-se que esse resultado seja devido os EUA exportarem seus resíduos para outros países, incluindo nações da África, aqueles dos sistemas de gerenciamento de resíduos inadequados, além da própria Índia. Em 2018, a Plastic Pollution Coalition relatava que os Estados Unidos haviam exportado 157 mil contêineres lotados de resíduos plásticos, equivalente a 1,07 milhões de kg de plástico.

Entre os países que receberam o lixo americano estão Canadá, Taiwan e Coreia do Sul, estes com boa qualidade de gerenciamento de resíduos. Contudo, a maior parte, seguiu para países que não tem uma boa cadeia de processamento de plástico, como Tailândia, Malásia e Índia.

Reprodução/Unsplash

 



Geralmente países como EUA, que despacham seus resíduos plásticos para outras nações, podem alegar que reciclam seu lixo e que estão contribuindo para políticas ambientais adequadas, mas isso pode não estar acontecendo de fato. Os cinco principais poluidores do mundo lançaram 314 milhões de kg de plástico nos oceano por ano. O Brasil está na desonrosa quarta posição, com 38 milhões de kg.

10. Reino Unido - 703 mil kg de plástico
9. Japão - 1,8 milhões de kg de plástico
8. Estados Unidos - 2,4 milhões de kg de plástico
7. Egito - 2,5 milhões de kg de plástico
6. México - 3,5 milhões de kg de plástico
5. Tailândia - 22,8 milhões de kg de plástico
4. Brasil - 38 milhões de kg de plástico
3. Indonésia - 56,3 milhões de kg de plástico
2. China - 70,7 milhões de kg de plástico
1. Índia - 126,5 milhões de kg de plástico

A poluição plástica tornou-se um imenso desafio. Rios, oceanos, cidades, biodiversidade, o lixo está por todos os lados. Microplástico já foram encontrados em organismos de inúmeros seres vivos, incluindo a cadeia alimentar humana e os danos à saúde são cada vez mais evidentes.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Foto: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.