A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Relatório apresenta dados sobre poluição por plástico

Empresas estão falhando no cumprimento de metas estabelecidas

 
 

15/05/2023 – Após pouco mais de quatro anos, empresas que ratificaram o Compromisso Global para uma Nova Economia dos Plásticos não estão conseguindo cumprir as metas estabelecidas. O documento criado pela Fundação Ellen MacArthur e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) ainda não conseguiu apresentar resultados factíveis.

Uma das diretrizes estabelecidas era o uso de apenas embalagens plásticas totalmente reutilizáveis, recicláveis e compostáveis. Contudo, os primeiros resultados indicam que as metas não estão sendo atingidas. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, 42% das empresas que assinaram o documento não idealizaram ou programaram nenhum modelo de reutilização na cadeia produtiva de embalagens. Entre as empresas que assumiram o acordo estão Nestlé, Coca-Cola, Mondelez, Natura e Colgate-Palmolive.

Reprodução/Pixabay

 



Para ser ter uma ideia da situação do acordo, entre 2018 e 2021, a quantidade de embalagens plásticas reutilizáveis diminuiu, chegando à média de 1,2%. O relatório parcial da Fundação indica que mais da metade dos membros do acordo reduziram o uso de plástico virgem desde 2018, por outro lado, a quantidade de material aumentou em 2021, aos mesmos níveis de consumo de 2018.

“A transparência proporcionada pelo Compromisso Global nos ajuda a entender o quão grande é a lacuna que ainda precisamos preencher”, argumenta Inger Anderson, Diretor Executivo do PNUMA, apesar dos dados negativos do relatório. “À medida que os países iniciam negociações para uma estratégia global para acabar com a poluição plástica, o Compromisso Global fornece uma estrutura importante para ajudar a acelerar as ações”, completa.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.