A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Tudo o que você precisa saber sobre poluição plástica

Por que a poluição plástica é um problema tão grande?

 
 

17/05/2023 – O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano – a quinquagésima iteração da celebração anual do planeta – está se concentrando na crise da poluição plástica. A razão? A humanidade produz mais de 430 milhões de toneladas de plástico anualmente, dois terços dos quais são produtos de vida curta que logo se tornam resíduos, enchendo o oceano e, muitas vezes, entrando na cadeia alimentar humana.

“Muitas pessoas não sabem que um material que está incorporado em nossa vida cotidiana pode ter impactos significativos não apenas na vida selvagem, mas também no clima e na saúde humana”, diz Llorenç Milà i Canals, chefe do Programa Ambiental das Nações Unidas ( Iniciativa do Ciclo de Vida do PNUMA.

Leia nosso explicador para saber mais sobre a crise da poluição plástica:

Por que a poluição plástica é um problema tão grande?
Acessível, durável e flexível, o plástico permeia a vida moderna, aparecendo em tudo, desde embalagens a roupas e produtos de beleza. Mas é jogado fora em grande escala: todos os anos, mais de 280 milhões de toneladas de produtos plásticos de vida curta se transformam em lixo.

No geral, 46% dos resíduos plásticos são depositados em aterros , enquanto 22% são mal administrados e se transformam em lixo. Ao contrário de outros materiais, o plástico não é biodegradável. Pode levar até 1.000 anos para se decompor, então, quando é descartado, acumula-se no meio ambiente até atingir um ponto de crise. Essa poluição sufoca a fauna marinha, danifica o solo e envenena as águas subterrâneas e pode causar sérios impactos à saúde.

Reprodução/Unsplash

 



A poluição é o único problema do plástico?
Não, também contribui para a crise climática. A produção de plástico é um dos processos de fabricação mais intensivos em energia do mundo. O material é feito de combustíveis fósseis, como petróleo bruto, que são transformados em polímero por meio de calor e outros aditivos. Em 2019, os plásticos geraram 1,8 bilhão de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa – 3,4% do total global.

De onde vem todo esse plástico?
O setor de embalagens é o maior gerador de resíduos plásticos descartáveis do mundo. Aproximadamente 36% de todos os plásticos produzidos são usados em embalagens. Isso inclui recipientes plásticos de uso único para alimentos e bebidas, 85% dos quais acabam em aterros sanitários ou como resíduos mal administrados.

A agricultura é outra área em que o plástico é onipresente: ele é usado em tudo, desde o revestimento de sementes até o filme de cobertura morta. A indústria pesqueira é outra fonte significativa. Pesquisas recentes sugerem que mais de 100 milhões de libras de plástico entram nos oceanos apenas com equipamentos de pesca industrial. A indústria da moda é outro grande usuário de plástico. Cerca de 60% do material usado nas roupas é plástico , incluindo poliéster, acrílico e náilon.

Já ouvi pessoas falarem sobre microplásticos. O que são aqueles?
São pequenos cacos de plástico medindo até 5mm de comprimento. Eles vêm de tudo, de pneus a produtos de beleza, que contêm microesferas, minúsculas partículas usadas como esfoliantes. Outra fonte importante são os tecidos sintéticos. Cada vez que a roupa é lavada, as peças soltam pequenas fibras plásticas chamadas microfibras – uma forma de microplástico. Só a roupa suja faz com que cerca de 500.000 toneladas de microfibras de plástico sejam lançadas no oceano todos os anos – o equivalente a quase 3 bilhões de camisas de poliéster.

O que está sendo feito sobre a poluição plástica?
Em 2022, os Estados Membros da ONU concordaram com uma resolução para acabar com a poluição plástica. Um Comitê Intergovernamental de Negociação está desenvolvendo um instrumento juridicamente vinculativo sobre poluição plástica, com o objetivo de finalizá-lo até o final de 2024. De forma crítica, as negociações se concentraram em medidas que consideram todo o ciclo de vida dos plásticos, desde a extração e design do produto até a produção à gestão de resíduos, criando oportunidades para eliminar os resíduos antes de serem criados como parte de uma economia circular próspera.

O QUE MAIS PRECISA SER FEITO?
Embora esse progresso seja uma boa notícia, os compromissos atuais dos governos e da indústria não são suficientes. Para enfrentar efetivamente a crise da poluição plástica, é necessária uma mudança sistêmica. Isso significa sair da atual economia linear do plástico, centrada em produzir, usar e descartar o material, para uma economia circular do plástico , em que o plástico produzido é mantido na economia em seu valor mais alto pelo maior tempo possível.

Como os países podem tornar isso uma realidade?
Os países precisam incentivar a inovação e fornecer incentivos às empresas que eliminam os plásticos desnecessários. Os impostos são necessários para impedir a produção ou o uso de produtos plásticos de uso único, enquanto incentivos fiscais, subsídios e outros incentivos fiscais precisam ser introduzidos para incentivar alternativas, como produtos reutilizáveis. A infraestrutura de gestão de resíduos também deve ser melhorada. Os governos também podem se envolver no processo do Comitê Intergovernamental de Negociação para criar um instrumento juridicamente vinculativo que lide com a poluição plástica, inclusive no ambiente marinho.

O que uma pessoa comum pode fazer sobre a poluição plástica?
Embora a crise da poluição plástica precise de uma reforma sistêmica, as escolhas individuais fazem a diferença. Como mudar o comportamento para evitar produtos plásticos descartáveis sempre que possível. Se os produtos de plástico forem inevitáveis, eles devem ser reutilizados ou reaproveitados até que não possam mais ser usados – momento em que devem ser reciclados ou descartados adequadamente. Traga sacolas para o supermercado e, se possível, procure comprar opções de alimentos sazonais e de origem local que exijam menos embalagem e transporte de plástico.

Devo fazer lobby junto a governos e empresas para lidar com a poluição plástica?
Sim. Uma das ações mais importantes que os indivíduos podem tomar é garantir que sua voz seja ouvida conversando com seus representantes locais sobre a importância do problema e apoiando empresas que estão se esforçando para reduzir produtos plásticos descartáveis em suas cadeias de suprimentos. Os indivíduos também podem mostrar seu apoio a eles nas mídias sociais. Se as pessoas virem uma empresa usando plástico desnecessário (como plásticos de uso único cobrindo frutas em uma mercearia), elas podem contatá-la e pedir que façam melhor.

Para obter mais informações sobre como você pode ajudar a enfrentar a crise da poluição plástica, baixe o Guia Prático de Poluição Plástica Beat.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente , em 5 de junho, é o maior dia internacional do meio ambiente. Liderado pelo PNUMA e realizado anualmente desde 1974, o evento cresceu e se tornou a maior plataforma global de divulgação ambiental, com milhões de pessoas de todo o mundo engajadas para proteger o planeta. Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente se concentrará em soluções para a crise da poluição plástica. Fonte: UNEP.

Veja a matéria original.

Da Redação, com informações da UNEP
Foto: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.