A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Caminho para um mundo livre de poluição plástica

O acordo deve adotar uma abordagem de ciclo de vida completo do plástico

 
 

30/05/2023 – Da UNEP – Discurso de produtos químicos e ação contra a poluição. Discurso proferido por: Inger Andersen. PARA: Evento de alto nível para acabar com a poluição plástica organizado pela França. Ministra Catherine Colonna, Ministra da Europa e Relações Exteriores da França Christophe Béchu Ministro da Transição Ecológica e Coesão Territorial da França
Meus agradecimentos ao governo da França por sediar este evento de alto nível.

Estamos nos reunindo antes da segunda rodada de negociações sobre o acordo global para acabar com a poluição plástica. Essas negociações são críticas, porque definiremos o mandato e o caminho para um acordo, e isso é muito importante. Porque o acordo é, obviamente, fundamental para acabar com a poluição plástica que está prejudicando o mundo natural, os oceanos, a saúde humana e o clima.

Hoje, os diálogos de liderança se concentrarão na circularidade e na gestão de resíduos. Claro que isso é importante. Mas deixe-me também enfatizar que a jornada para um mundo livre de poluição começa com a redução do tamanho do problema. Porque uma coisa é clara: não podemos reciclar para sair dessa bagunça. A infraestrutura atual de reciclagem e gerenciamento de resíduos não consegue lidar com o volume de plástico que a economia linear está bombeando todos os dias de forma descuidada e desnecessária. Ele nunca será capaz de lidar, a menos que menos plástico saia do sistema.

Pixabay/Reprodução

 



Então, o que queremos ver com este acordo? O acordo deve adotar uma abordagem de ciclo de vida completo que reduza o tamanho do problema. É tudo sobre redesenho. Redesenhar os produtos para que não precisem incluir plástico ou serem entregues em plástico. Por que enviar água por aí. Por que não enviar sólidos ou pó seco? Peça aos nossos engenheiros para redesenhar os produtos que envolvemos em plásticos. Redesenhe as embalagens para evitar o uso de plástico ou usar menos plástico. Redesenhe sistemas e produtos para que o direito de reparar, reutilizar, reabastecer e/ou reciclar possa ser realizado, mas lembre-se, trata-se de reciclar tudo, não apenas os 9% que fazemos agora. Redesenhar regras e incentivos. É um absurdo que o que tiramos do ventre da terra, ou seja, o novo polímero bruto seja mais barato do que o polímero reciclado. Isso deve mudar.

Faça o redesenho certo e reduzimos o plástico geral.
Faça o redesenho certo e nossos produtos são desliquefeitos e podem ser entregues com materiais não plásticos.
Faça o redesenho certo e criamos mercados para produtos reparados, recarregados e reutilizáveis.
Faça o redesenho certo e o polímero reciclado é um material valioso, valorizado e protegido por empresas, famílias e governos.
Faça o redesenho certo e aumentamos maciçamente a reciclagem.
Faça o redesenho certo e produzimos alternativas de plástico sustentáveis e seguras.
Faça o redesenho certo e, com novos investimentos, o gerenciamento de resíduos se torna gerenciável.
Faça o redesenho certo e uma nova economia será criada. Empregos são criados. Oportunidades são criadas. Uma economia limpa e lucrativa na qual os interesses das comunidades locais, dos povos indígenas e dos trabalhadores informais do lixo são garantidos, sem deixar ninguém para trás.

Em um recente OpEd de Paul Polman, o ex-CEO da Unilever declarou, e cito: “Previsivelmente, algumas empresas estão fazendo lobby duro para minar as negociações, lideradas por petroquímicos e combustíveis fósseis. Não é segredo que, à medida que nossas sociedades adotam a energia renovável com mais entusiasmo, muitos dos combustíveis fósseis veem o setor de plástico em rápido crescimento como um barco salva-vidas”. Eu disse ontem, não pule naquele bote salva-vidas. Porque vai virar. Em vez disso, dirija seu barco para soluções que visam águas cristalinas e praias arenosas livres de detritos plásticos. E aqui, é claro, devemos ter certeza de que não nos afastamos do plástico legado que continuará a aparecer em muitas praias por décadas depois de fecharmos a torneira do plástico.

Então, digo a todos, façam parte dessa mudança, porque a mudança está chegando. Todos – de todos os setores e de todas as esferas da vida – devem mostrar ambição, determinação e inovação. Nós nos metemos nessa confusão. Agora temos a chance de iniciar o caminho das soluções. Começando hoje.

Então, eu te pergunto: com o que você vai se comprometer hoje?
Obrigado. Fonte: UNEP.

Veja o artigo original.

Da Redação, com informações da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.