A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Redesenhando sistemas para acabar com a poluição plástica

Ação global contra a poluição por plásticos.

 
 

31/05/2023 – Da UNEP – Discurso proferido por Inger Andersen. PARA: Galvanizing Global Action on Plastic Pollution, organizado pelos Estados Unidos da América. Meus agradecimentos ao Departamento de Estado dos EUA e ao Departamento de Agricultura dos EUA e aos parceiros organizadores pelo convite para falar no encerramento deste evento para estimular a ação global contra a poluição plástica.

Hoje, entendo que houve uma discussão sobre soluções práticas para a poluição plástica . Soluções práticas que podem informar o acordo global para acabar com a poluição plástica em negociação. Soluções que podem ajudar a tornar o acordo um sucesso. E esse acordo deve ter sucesso, se quisermos proteger ecossistemas, espécies e pessoas da poluição plástica.

Então, o que é sucesso?
O sucesso é o redesenho para reduzir o plástico geral nos produtos. Isso pode ocorrer por meio da desliquefação de produtos ou da alteração da forma como os embalamos.
O sucesso está tornando mais fácil reparar, reutilizar, reabastecer e reciclar para que a circularidade se torne possível.

O sucesso está incentivando a tornar os polímeros reciclados mais baratos do que os plásticos virgens.
O sucesso está apoiando a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas sustentáveis aos plásticos.
O sucesso é construir uma infraestrutura de gerenciamento de resíduos que possa lidar com a carga.
O sucesso é criar novos empregos, novos mercados e novas oportunidades de negócios.
O sucesso é uma transição justa que garante que todos – incluindo catadores, povos indígenas e comunidades vulneráveis – tenham empregos decentes e um ambiente seguro e saudável.
O sucesso é um instrumento juridicamente vinculativo que demonstra solidariedade. Isso fornece recursos financeiros para o sul global. Isso lida com o legado de plástico que chega às praias dos países a cada minuto, em todo o mundo.

Pixabay/Reprodução

 



Este é um empreendimento global; uma que exige todos os setores da sociedade.
Esse sucesso depende dos estados membros – aqueles que concordarão com obrigações, medidas de controle e abordagens voluntárias que abordem todo o ciclo de vida dos plásticos.
Cada nação deve apoiar um acordo forte e específico e ratificá-lo rapidamente assim que for assinado. A plena participação dos EUA será, evidentemente, crucial.

Fiquei muito satisfeito ao ver o novo rascunho da estratégia da EPA sobre a poluição plástica, que tem três objetivos. Para reduzir a poluição durante a produção de plástico. Melhorar a gestão de materiais pós-uso. Para evitar que lixo e micro/nanoplásticos entrem em cursos d'água. Isso é ótimo e igualmente importante que façamos isso - uma abordagem de cima para baixo e de baixo para cima. E é ótimo ver que tal ação pode ser bipartidária, como vimos por meio da lei Save Our Seas 2.0.

Agradeço o apoio dos EUA ao PNUMA ao longo dos anos. E sinto-me encorajado por nossa parceria para aumentar a capacidade das nações de tomar medidas para reduzir a poluição plástica por meio de estruturas legais e planejamento estratégico. Também sou extremamente grato pelo apoio financeiro dos Estados Unidos para apoiar as negociações em andamento.
O sucesso também depende de escancarar as portas: para o setor privado, para a sociedade civil, para os cientistas, para os povos indígenas, para o setor informal, para a juventude e organizações de consumidores.

O processo de negociação deve ouvir todos os lados, ou o acordo será prejudicado desde o início.No setor privado, obviamente não é tão simples quanto pedir às empresas que parem já com os plásticos. Este acordo deve criar um ambiente que torne mais fácil para as empresas se afastarem de modelos que causam poluição plástica. É por isso que o setor privado deve contribuir para as negociações, como vem fazendo por meio da Coalizão Empresarial para um Tratado Global do Plástico. O setor privado deve dizer aos negociadores o que eles precisam ver no acordo para ajudá-los a mudar seus negócios.

Da mesma forma, o setor privado não deve ficar em cima do muro. Eu tenho dito, e continuo dizendo, que as empresas devem inovar agora. Comece a redesenhar agora. Redesenhar produtos e embalagens para usar menos plástico. Redesenhar produtos para reutilização. Redesenhar produtos para reciclagem. As empresas que encarregam seus químicos, designers de produto e engenheiros de encontrar novos modelos, agora, colherão a vantagem do pioneirismo.

Aqui, quero enviar uma mensagem específica para a indústria petroquímica e de combustíveis fósseis. Em um recente artigo de opinião para a Fortune, Paul Polman escreveu: “Previsivelmente, algumas empresas estão fazendo lobby para minar as negociações, lideradas por petroquímicos e combustíveis fósseis. Não é segredo que, à medida que nossas sociedades adotam a energia renovável com mais entusiasmo, muitos dos combustíveis fósseis veem o setor de plásticos em rápido crescimento como um barco salva-vidas.”

Os plásticos podem ser um bote salva-vidas, por enquanto. Mas é um barco salva-vidas que será inundado por uma onda de mudanças assim que este acordo estiver em vigor. Não abandone o barco. Em vez disso, direcione-o em outra direção e deixe a onda de mudança levá-lo a um futuro livre de poluição plástica e combustíveis fósseis.

E as vozes de todos os outros grupos são importantes. Você tem percepções. Visões. Sonhos de uma vida melhor, principalmente aqueles que se dedicam à catação de lixo. Você está sendo ouvido. Mas não tenha medo de gritar mais alto. Impulsione a ambição nas negociações, fornecendo ciência e insights. Dê voz às comunidades afetadas e exija uma transição justa e melhores empregos. Responsabilize os mais responsáveis pela mudança.

Amigos,
Acabar com a poluição plástica trará uma recompensa enorme: para a saúde humana e do ecossistema, para o clima, para as economias, para as comunidades vulneráveis e para as empresas inteligentes o suficiente para se antecipar ao jogo.
Para cumprir esse retorno, todos devem apoiar o acordo e tomar medidas preventivas para que ele atinja todo o seu potencial em anos, não décadas.
Obrigado. Fonte: UNEP.

Veja o artigo original.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.