A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular

Fechando a torneira para o desperdício

 
 

05/06/2023 – Da UNEP – Este relatório examina os modelos econômicos e de negócios necessários para lidar com os impactos da economia do plástico. O relatório propõe uma mudança de sistemas para abordar as causas da poluição plástica, combinando a redução do uso problemático e desnecessário de plástico com uma transformação do mercado em direção à circularidade dos plásticos. Isso pode ser alcançado acelerando três mudanças principais – reutilizar, reciclar e reorientar e diversificar – e ações para lidar com o legado da poluição plástica.

A reutilização refere-se à transformação da 'economia do descartável' em uma 'sociedade do reuso', onde a reutilização de produtos plásticos faz mais sentido econômico do que jogá-los fora. O relatório destaca a importância de acelerar o mercado de reciclagem de plástico, garantindo que a reciclagem se torne um empreendimento mais lucrativo.

Reprodução/Pixabay

 



Reorientar e diversificar refere-se a mudar o mercado para alternativas sustentáveis de plástico, o que exigirá uma mudança na demanda do consumidor, estruturas regulatórias e custos.

O relatório destaca que essas soluções já estão disponíveis e que uma mudança de sistemas, sustentada pelos instrumentos regulatórios necessários, resultará em uma série de benefícios econômicos e reduzirá os danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao clima.

Como o mundo pode vencer a poluição plástica?
É necessária uma mudança de sistemas para lidar com a causa da poluição plástica. Ele combina a redução dos usos de plástico mais problemáticos e desnecessários com três mudanças de mercado – Reutilizar, Reciclar e Reorientar e Diversificar – e ações para lidar com o legado da poluição plástica. Fonte: UNEP

Veja o artigo original.

Reprodução/UN

Acesse o relatório.



Da UNEP/UN
Fotos: Reprodução/Pixabay/UNEP

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.