A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Despertar Azul, quando os países latino-americanos e caribenhos dizem não ao plástico

Nações em busca de alternativas para a poluição por plástico

 
 

07/06/2023 – Da UNEP – Das remotas Ilhas Galápagos às profundezas úmidas da Amazônia, os governos estão reduzindo o uso de plástico, os cidadãos estão limpando as praias e os inovadores estão buscando produtos alternativos como parte de um movimento regional para virar o jogo contra a poluição plástica.

A consciência da necessidade de agir está crescendo em uma região que é particularmente vulnerável ao lixo marinho e a outras ameaças ambientais causadas por nosso clima em mudança, como tempestades cada vez mais fortes. Em 2020, 3,7 milhões de toneladas de poluição plástica entraram no oceano provenientes de países da América Latina e Região do Caribe (LAC).

Neste momento, 27 dos 33 países da região da ALC aprovaram leis nacionais ou locais para a redução, proibição ou eliminação de plásticos descartáveis. No entanto, muito mais precisa ser feito. O plástico representa cerca de 10-12 por cento dos resíduos sólidos urbanos, e as taxas de reciclagem e recuperação de resíduos são tipicamente inferiores a 10 por cento nos países da região.

Pixabay/Reprodução

 



Então, o que os países da região estão fazendo para combater a poluição plástica?

Antígua e Barbuda
Em 2016, Antígua e Barbuda se tornou o primeiro país da América Latina e do Caribe a proibir as sacolas plásticas.

Argentina
Em 2019, a Argentina aprovou uma resolução que estabelece diretrizes nacionais para abordar a questão dos plásticos e seu impacto nos corpos d'água e no meio ambiente com uma abordagem de ciclo de vida que abrange os aspectos de produção, uso, gestão de resíduos e redução da poluição. Em 2020, foi aprovada uma lei que proíbe a produção, importação e comercialização de produtos cosméticos e de higiene pessoal que contenham microesferas de plástico adicionadas intencionalmente para esfoliação, incluindo loções, produtos de maquiagem, pasta de dente, esmaltes, sabonetes, entre outros produtos.

Belize, conhecida pela segunda maior barreira de corais do mundo, prometeu proibir itens de plástico descartáveis, como talheres, sacolas e canudos, bem como isopor até abril de 2019. A proibição foi finalmente implementada em março de 2022, embora dúvidas permanecem sobre sua aplicação.

Brasil
Brasil tem um Plano Nacional de Combate aos Resíduos no Mar desde 2019, que, no entanto, ainda não foi implementado. Duas portarias relacionadas aos resíduos foram publicadas no início deste ano, uma reestabelecendo um Programa de apoio aos catadores e outra para reorganizar o sistema de logística reversa e créditos para reciclagem. Embora o Brasil ainda não tenha uma proibição em todo o país, alguns governos importantes, como o estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, estão agindo e adotaram proibições locais de sacolas, canudos e outros usar produtos de plástico. A cidade de São Paulo também é signatária do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.

Chile
O país foi o primeiro da América do Sul a proibir o uso de sacolas plásticas em 2018. Em 2021 entrou em vigor a Lei do Plástico de Uso Único, que regulamenta o uso de plásticos descartáveis em estabelecimentos alimentícios, que estão proibidos de distribuir canudos, agitadores ou pauzinhos.

Colômbia
O Plano Nacional de Gestão Sustentável de Plásticos de Uso Único visa garantir que 100% dos plásticos de uso único colocados no mercado sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Em 2022, o país aprovou um projeto de lei para banir 14 tipos de plástico, incluindo sacolas plásticas, canudos e embalagens de frutas e legumes.

Costa Rica
A Costa Rica introduziu seu Plano Nacional de Resíduos Marinhos 2021 - 2030 em 2021, que busca reduzir os fluxos de resíduos terrestres que chegam ao mar, incluindo plásticos, em colaboração com organizações e comunidades.

Equador
Equador está transformando as Ilhas Galápagos em um arquipélago livre de plástico e eliminou sacolas plásticas, canudos, recipientes de polietileno e garrafas em 2018.

Guatemala
O país está usando cercas biológicas – feitas de detritos plásticos recuperados – para coletar resíduos plásticos dos rios, permitindo que as comunidades os coletem e reciclem. As cercas se estendem do outro lado do rio e impedem que a poluição plástica flua para o mar. Honduras, República Dominicana e Panamá também introduziram cercas biológicas.

México
31 dos 32 estados do país estabeleceram proibições e restrições a diferentes produtos de uso único, incluindo sacolas e canudos plásticos descartáveis e produtos feitos com poliestireno expandido, bem como microplásticos adicionados a produtos de higiene pessoal. 13 estados e 21 municípios fazem parte da campanha Global Clean Seas . O governo mexicano está desenvolvendo um Plano de Ação Nacional sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica impulsionado por políticas baseadas na ciência e está desenvolvendo seu primeiro Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica , como base para o Plano. Além disso, a Cidade do México reforçou seu compromisso de eliminar a poluição plástica ao se tornar a primeira megalópole da região a aderir ao Compromisso Global da Nova Economia do Plástico, estabelecendo uma linha de base de atuação em relação aos resíduos plásticos, fortalecendo a inovação e avançando na promoção de uma economia circular.

Panamá
O Panamá proibiu as sacolas plásticas em 2019 e também lançou o Plano Nacional de Ação para Lixo Marinho do Panamá 2022-2027. Procura eliminar a geração de lixo marinho, que ameaça a biodiversidade e os ecossistemas costeiros e marinhos, envolvendo e unindo esforços do maior número possível de atores nacionais.

Em 2020, o Panamá regulamentou a redução e substituição progressiva de plásticos de uso único por alternativas sustentáveis feitas de materiais reutilizáveis, recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis, que geram um menor impacto no meio ambiente e na saúde. Em 2021, onze produtos de plástico foram proibidos, incluindo pratos descartáveis, sacolas, capas para roupas e embalagens de ovos.

Santa Lúcia
Em 2022, Santa Lúcia desenvolveu um Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica e Lixo Marinho . Este inventário inclui estatísticas e bancos de dados de ciclos de vida e fluxos de plástico e outros produtos e permitirá ao país estabelecer uma base para a tomada de ações estratégicas. Em 2019, o país proibiu a importação de plástico de uso único e isopor e, em 2021, proibiu as empresas de fabricar, distribuir ou vender os itens proibidos.

Uruguai
O Uruguai lançou em 2022 o "Desafio: Livre de plásticos descartáveis", um programa voluntário que promove a redução da geração de resíduos plásticos – especialmente resíduos plásticos com vida útil curta e opções de fácil substituição – em áreas como varejo, turismo e comércio. O país também aprovou uma lei que determina que fabricantes, engarrafadores e importadores de bebidas não alcoólicas, que vendam seus produtos em embalagens plásticas, só possam fazê-lo – a partir de janeiro de 2025 – em embalagens que contenham pelo menos 40% em peso de material reciclado. Nota: Esta é uma versão atualizada desta história, que foi publicada em outubro de 2018. Fonte: UNEP.

Veja o artigo original.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.