A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

UNEP lança relatório sobre produtos químicos em plásticos

Ação global contra a poluição por plásticos

 
 

30/06/2023 – Da UNEP – O relatório fornece o estado de conhecimento sobre produtos químicos em plásticos e, com base em evidências científicas convincentes, exige uma ação urgente para abordar os produtos químicos em plásticos como parte da ação global contra a poluição por plásticos.

Visão geral do relatório: O “Chemicals in Plastics: A Technical Report” tem como objetivo informar a comunidade global sobre as questões químicas frequentemente negligenciadas da poluição plástica, particularmente seus impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente, bem como na eficiência e circularidade dos recursos. Com base em evidências científicas convincentes, destaca ainda mais a necessidade urgente de agir e delineia possíveis áreas de ação. Também visa apoiar o processo de negociação para desenvolver o instrumento sobre a poluição plástica com base na resolução 5/14 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O relatório descreve um conjunto de estudos e iniciativas científicas credíveis e disponíveis ao público com foco em produtos químicos em plásticos e na interface ciência-política.

O relatório foi desenvolvido pelo PNUMA em cooperação com o Secretariado da Convenção da Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e Seu Descarte, a Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio e Informado para Determinados Produtos Químicos e Pesticidas Perigosos no Comércio Internacional e a Convenção de Estocolmo Convenção sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, com os principais autores do Painel Internacional sobre Poluição Química, bem como contribuições de especialistas importantes.

Maxpixel/Reprodução

 



Algumas descobertas importantes:
• Com base nos estudos mais recentes, mais de 13.000 produtos químicos foram identificados como associados aos plásticos e à produção de plásticos em uma ampla gama de aplicações.

• Dez grupos de produtos químicos (com base na química, usos ou fontes) são identificados como sendo de grande preocupação devido à sua alta toxicidade e potencial para migrar ou ser liberado de plásticos, incluindo retardadores de chama específicos, certos estabilizadores de UV, substâncias per e polifluoroalquil (PFASs), ftalatos, bisfenóis, alquilfenóis e etoxilatos de alquilfenol, biocidas, certos metais e metalóides, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e muitas outras substâncias adicionadas não intencionalmente (NIAS).

• Produtos químicos preocupantes foram encontrados em plásticos em uma ampla gama de setores e cadeias de valor de produtos, incluindo brinquedos e outros produtos infantis, embalagens (incluindo materiais de contato com alimentos), equipamentos elétricos e eletrônicos, veículos, têxteis sintéticos e materiais relacionados, móveis, materiais de construção materiais, dispositivos médicos, cuidados pessoais e produtos domésticos, e agricultura, aquicultura e pescas.

• Produtos químicos preocupantes em plásticos podem afetar nossa saúde e nosso meio ambiente: Dados científicos extensos sobre os possíveis impactos adversos de cerca de 7.000 substâncias associadas a plásticos mostram que mais de 3.200 delas têm uma ou mais propriedades perigosas preocupantes.

• Mulheres e crianças são particularmente suscetíveis a esses produtos químicos tóxicos. As exposições podem ter efeitos adversos graves ou duradouros em vários períodos importantes da vida de uma mulher e podem afetar as próximas gerações. Exposições durante o desenvolvimento fetal e em crianças podem causar, por exemplo, distúrbios neurodesenvolvimentais/neurocomportamentais. Os homens também não são poupados, com as pesquisas mais recentes documentando efeitos prejudiciais substanciais na fertilidade masculina devido às atuais exposições combinadas a produtos químicos perigosos, muitos dos quais estão associados a plásticos.

• Produtos químicos preocupantes podem ser liberados do plástico ao longo de todo o seu ciclo de vida, não apenas durante a extração de matérias-primas, produção de polímeros e fabricação de produtos plásticos, mas também durante o uso de produtos plásticos e no final de sua vida, principalmente quando os resíduos não é manejada adequadamente, encontrando seu caminho para o ar, a água e os solos.

• As evidências existentes exigem uma ação urgente para abordar os produtos químicos em plásticos como parte da ação global contra a poluição plástica, para proteger a saúde humana e o meio ambiente e a transição para uma economia circular livre de tóxicos e sustentável.
O PNUMA reconhece o apoio financeiro do Governo da Noruega, do Governo da Suécia e do Governo da Suíça para o desenvolvimento do relatório. Fonte UNEP.

Veja o artigo original.
Acesse o relatório.

Da Redação, com informações da UNEP
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2023. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2023.