A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

O mundo deve 'funcionar como um só' para acabar com a poluição plástica

As estatísticas sobre os danos causados pelos plásticos são assustadoras

 
 

07/07/2023 – Da UN – Como os negociadores internacionais se comprometeram a elaborar um projeto de tratado até novembro para acabar com a poluição plástica, o chefe da ONU enfatizou em sua mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente na segunda-feira, a importância de reduzir as consequências “catastróficas” dos resíduos plásticos.

“Todos os anos, mais de 380 milhões de toneladas de plástico são produzidas em todo o mundo – um terço das quais é usado apenas uma vez”, disse o secretário-geral Antonio Guterres.

2.000 caminhões por dia
“Todos os dias, o equivalente a mais de 2.000 caminhões de lixo cheios de plástico é despejado em nossos oceanos, rios e lagos.”

Ele observou que os microplásticos estão entrando nos alimentos que comemos, na água que bebemos e até no ar que respiramos.

“O plástico é feito de combustíveis fósseis – quanto mais plástico produzimos, mais combustível fóssil queimamos e pioramos a crise climática”, disse o chefe da ONU.

Pixabay/Reprodução

 



Nós temos as soluções
Mas as soluções estão à mão: incluindo o acordo juridicamente vinculativo que continua em curso, após cinco dias de negociações envolvendo mais de 130 nações na semana passada.
“Este é um primeiro passo promissor, mas precisamos de toda a mão na massa”, disse, destacando que um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostra que a poluição plástica pode ser reduzida em impressionantes 80% até 2040 – se a humanidade agir agora para reutilizar, reciclar e se afastar dos plásticos.

“Devemos trabalhar como um só – governos, empresas e consumidores – para quebrar nosso vício em plásticos, defender o desperdício zero e construir uma economia verdadeiramente circular."

“Juntos, vamos moldar um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos.”

Fatos desagradáveis
As estatísticas sobre os danos causados pelos plásticos são assustadoras: mais de  380 milhões de toneladas de plástico  são produzidas todos os anos em todo o mundo, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado, segundo dados da ONU.

Estima-se que  19-23 milhões de toneladas  acabam em lagos, rios e mares anualmente - aproximadamente o peso de 2.200 Torres Eiffel.

Plástico no cardápio
Os microplásticos  – definidos como partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – encontram seu caminho em tudo o que consumimos e respiramos. Estima-se que cada pessoa no planeta consuma mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muito mais se for considerada a inalação.

O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas, desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.
“Com a ciência disponível e as soluções para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem ampliar e acelerar as ações para resolver esta crise”, afirmou a ONU, ressaltando a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras de todos os cantos do  mundo. Fonte: UN. Veja outras estatísticas sobre a poluição por plástico na Lawnstarter.

Veja o artigo original.

Da UN
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.