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Requisitos inovadores podem impulsionar a economia circular de plásticos e matérias-primas críticas em veículos

Os veículos novos representam cerca de 10% da procura de plástico na UE

 
 

06/09/2023 – Os veículos novos representam cerca de 10% da procura de plástico na UE e o setor automóvel consome cerca de metade da quota de utilização global da UE de algumas matérias-primas críticas. Medidas políticas inovadoras podem melhorar a economia circular desses materiais.

Dois novos estudos do JRC apresentam um conjunto de ações que podem contribuir para tornar o setor automóvel da UE mais circular. Eles propõem metas obrigatórias para o uso de plásticos reciclados , bem como medidas para aumentar a reciclagem e reutilização de matérias-primas críticas (CRM) e outros materiais (por exemplo, elementos de terras raras, cobre e paládio) em veículos novos. Esses estudos do JRC ajudaram a moldar a nova proposta de regulamentação de veículos divulgada hoje pela Comissão Europeia.

O lixo de um carro pode se tornar o tesouro de outro carro?
Garantir uma melhor circularidade, sustentabilidade e resiliência das cadeias de abastecimento do setor automóvel europeu é crucial para o Acordo Ecológico da UE e para a autonomia estratégica aberta da UE. Os mesmos objetivos têm sido a pedra angular das estratégias e roteiros de vários fabricantes de automóveis. No entanto, os números mostram que há um longo caminho a percorrer para alcançar esses objetivos.

Atualmente, apenas 19% das frações de plástico recuperadas após a trituração de veículos em fim de vida são enviadas para reciclagem. Além disso, matérias-primas críticas (CRM), como elementos de terras raras em motores elétricos ou paládio em eletrônicos embutidos, geralmente não são recuperados após a trituração. No entanto, veículos novos poderiam usar esses recursos: cerca de 10% da demanda total de plástico da UE e cerca de 9% da demanda de cobre da UE são veículos novos entrando no mercado. Além disso, a indústria automotiva emprega materiais derivados de mais de 60 matérias-primas.

Reprodução/Pixabay

 



A mudança para carros elétricos também trará novos desafios: aumentará a necessidade de paládio, usado para eletrônica embarcada, bem como de cobre e de elementos de terras raras, usados nos ímãs permanentes (REPM) na maioria dos motores de acionamento elétrico. Por exemplo, a demanda esperada para carros novos de neodímio e disprósio (dois principais materiais necessários para o REPM) é de, respectivamente, 4.025 toneladas e 620 toneladas até 2050, respectivamente, um aumento de 10 e 7 vezes em comparação com a demanda de 2020 (ver informações adicionais do estudo prospectivo do JRC sobre tecnologias e setores estratégicos na UE).

O regulamento proposto pode melhorar as cadeias de valor de plásticos e automotivos e preparar o terreno para uma maior circularidade de elementos de paládio, cobre e terras raras de veículos em fim de vida.

Desenvolvimento de um mercado para plásticos reciclados
Atualmente, menos de 10% das instalações de reciclagem em toda a UE podem classificar e reciclar com eficiência as frações de plástico provenientes de veículos em fim de vida. O relatório do JRC sobre as metas de conteúdo de plástico reciclado em veículos novos descobriu que a promoção do uso de plásticos reciclados em veículos novos e uma melhor gestão do fim de vida dos plásticos incorporados nos veículos podem ajudar as indústrias automotivas e de plástico a desenvolver sistemas de produção mais circulares.

Com base nessa avaliação, a Comissão Europeia está propondo metas obrigatórias de conteúdo reciclado para carros novos e vans com menos de 3,5 toneladas. Isso fortaleceria o mercado de plásticos reciclados e estimularia a indústria automotiva a desenvolver práticas de reciclagem mais ambiciosas. Tal intervenção política poderia reduzir o uso de petróleo em até 4 milhões de barris em 2030. Essa medida seria a primeira desse tipo, pois requisitos semelhantes nunca foram propostos antes para produtos industriais complexos.

Colocando matérias-primas críticas no mapa
Para matérias-primas críticas e outros materiais em veículos, o desafio é aumentar a coleta de veículos em fim de vida e a separação de componentes e materiais relevantes para o CRM e, finalmente, tornar possível a reciclagem. Atualmente, os fabricantes não projetam veículos pensando na reciclagem desses materiais e os recicladores não os procuram em veículos em fim de vida. Este é particularmente o caso do paládio usado em eletrônicos embutidos em veículos, cobre e elementos de terras raras usados nos ímãs REPM que são encontrados na maioria dos motores de acionamento elétrico.

Com base no relatório do JRC sobre circularidade de CRMs em veículos, a Comissão Europeia propôs quatro disposições políticas que abrangem as fases de projeto e fim de vida:
• Os veículos elétricos teriam que ser projetados para permitir a remoção de seu motor elétrico de acionamento, para que ele pudesse ser reparado e reutilizado
• Os fabricantes teriam que informar os recicladores sobre as matérias-primas críticas usadas em seus veículos e rotular claramente certos componentes que contêm esses materiais
• Remover o motor de acionamento elétrico antes de destruir um veículo elétrico se tornaria obrigatório
• A remoção de certos componentes eletrônicos (como sistemas de infoentretenimento e inversores) antes de destruir um veículo também se tornaria obrigatória

Ao fazer isso, a UE está abrindo caminho para recuperar até 350 toneladas de materiais de terras raras em 2035 e até 1.400 toneladas desses materiais em 2040, cobrindo cerca de 12% a 13% da demanda esperada de motores elétricos de terras raras em 2040. Esses requisitos também contribuiriam para os objetivos da autonomia estratégica da UE e da Lei CRM.

Informações básicas
O European Green Deal (EGD) é o principal roteiro estratégico para garantir a neutralidade climática da Europa em 2050, economia limpa e circular, otimização de recursos e minimização da poluição. O Fit for 55, o Plano de Ação para a Economia Circular (CEAP) e a nova Estratégia Industrial para a Europa desenvolvem os objetivos da EGD.

Neste contexto, a Comissão Europeia está a investigar várias medidas para aumentar a circularidade dos veículos, cometidas no CEAP, e ligadas ao objetivo da CRMA, à autonomia estratégica aberta, bem como à competitividade da UE.

Os relatórios do JRC foram produzidos no âmbito da revisão conjunta da Diretiva 2000/53/CE de Veículos em Fim de Vida (ELV) e da homologação de veículos a motor no que diz respeito à sua reutilização, reciclabilidade e recuperabilidade (3RTA) Diretiva 2005/64/CE.

Da European Commission
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
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