A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Pegue suas bitucas! Cigarros poluem rios de lixo plástico

A grande maioria dos filtros de cigarro contém fibras plásticas

 
 

19/10/2023 – Do Gov.UK – Comunicado de imprensa – Voluntários limparam o lixo nas vias navegáveis da Inglaterra para o Plasticblitz. Bitucas de cigarro, o item de plástico mais comum encontrado em 2 semanas de coleta de lixo.

Reunindo voluntários de todas as esferas da vida, o Plasticblitz anual tem pessoas limpando o lixo de rios e margens, registrando o que encontram e reciclando onde podem.
Organizado pela instituição de caridade ambiental Thames21, o Plasticblitz reúne grupos comunitários, instituições de caridade ambiental, rotary clubs e funcionários da Agência Ambiental participando de um evento de coleta de lixo em massa e ciência cidadã nas hidrovias da Inglaterra.

Durante duas semanas neste verão:
• 585 voluntários limparam cerca de 58km de rio.
• Foram recolhidos 699 sacos de lixo.
• 71% dos resíduos registrados eram plásticos.
• As pontas de cigarro foram os itens de plástico mais numerosos, seguidos por tampas de bebidas e embalagens de alimentos.

Acredita-se que as bitucas de cigarro sejam o item de plástico de uso único que mais joga lixo no mundo. A grande maioria dos filtros de cigarro contém fibras plásticas.
Maria Herlihy, gerente de hidrovias da Agência Ambiental, disse:
O Plasticblitz é uma ótima iniciativa e ficamos felizes em participar novamente este ano.
Embora os números da poluição plástica sejam chocantes, é sempre bom ver quanta diferença determinados voluntários podem fazer em nossos rios.

E todos têm um papel a desempenhar – reduzindo seus resíduos de plástico e descartando-os de forma responsável. Por favor - pegue suas bundas!
Este é o primeiro ano em que o Plasticblitz se expandiu além da bacia do Tâmisa.

Reprodução/Pixabay

 



Chris Coode, executivo-chefe da Thames21, disse:
Desde 2021, Thames21 trabalha com equipes da Agência Ambiental, comunidades e grupos de ação fluvial para remover resíduos de plástico do rio Tamisa e seus afluentes.
Agora todos os rios do Reino Unido podem ser incluídos neste evento anual de ciência cidadã, e esperamos ver ainda mais pessoas participando no próximo ano.

A qualidade da água e a saúde dos rios devem melhorar. Como continuamos reiterando, o lixo plástico não tem lugar em nossos rios ou no ambiente natural. Portanto, é ótimo que o Plasticblitz tenha reunido grupos comunitários pela terceira vez no espaço de dois anos para aumentar a conscientização sobre o problema e nos ajudar a reunir evidências vitais para promover mudanças. A poluição é um problema generalizado e todos devemos agir juntos para combatê-la.

Pela primeira vez, os parceiros da Plasticblitz uniram forças com uma nova instituição de caridade, a ReAP UK, especializada na reciclagem de plástico aquático.

Tony Booker, da ReAP UK, disse:
Oferecemos uma rota para a reciclagem de plásticos coletados por grupos de voluntários que coletam lixo em suas áreas locais. Depois de processados, até mesmo os plásticos sujos – sim, bitucas de cigarro – podem ser transformados em itens úteis como bancos, caixas de passarinhos e até abrigos de lontra – e devolvidos aos locais em que o plástico foi encontrado.
Estamos entusiasmados por trabalhar com o Plasticblitz e esperamos trabalhar com os parceiros novamente no futuro.

Saiba mais sobre o Plasticblitz de 2023 em https://storymaps.arcgis.com/stories/fd09faa432324f058a9e4b38f5439593 – e fique de olho no site da Thames21 para obter informações sobre como se inscrever no próximo ano! www.thames21.org.uk

• A Thames21 uniu forças com a Agência Ambiental e o Rotary International para convocar grupos voluntários, comunitários e ambientais para participar de uma limpeza em massa de resíduos plásticos de rios em todo o Reino Unido entre sábado, 27 de maio e domingo, 11 de junho de 2023.

• Os grupos participantes foram solicitados a coletar dados, sempre que possível, sobre os tipos de lixo que encontraram, permitindo que os parceiros da Plasticblitz tivessem uma ideia de quais são os itens mais problemáticos. Esses dados alimentam o projeto europeu 'Preventing Plastic Pollution': preventplasticpollution.com


• A poluição plástica é um problema sério e crescente em nossos rios. Os resíduos de plástico ameaçam a vida selvagem através da ingestão e emaranhamento, e lentamente se decompõem em pequenos fragmentos de plástico chamados microplásticos, que podem entrar na cadeia alimentar.

• Uma vez que o plástico entra em nossos rios, ninguém é responsável por removê-lo. Muitos de nossos rios estão, portanto, atuando efetivamente como torneiras de plástico, permitindo que um fluxo constante de plástico de áreas interiores flua para o mar. Cerca de 80% da poluição plástica encontrada no mar passou por rios e córregos em seu caminho para lá.

• Durante a Plasticblitz do ano passado, que cobriu a bacia do rio Tâmisa, 461 voluntários coletaram 437 sacos de lixo cheios de lixo ao longo de 45 km do rio.

• Thames21 é uma instituição de caridade ambiental que trabalha com comunidades para melhorar o rio Tamisa e seus afluentes. Saiba mais em www.thames21.org.uk

• A ReAP UK incentiva a coleta de resíduos plásticos de rios, canais, lagos e oceanos, garantindo que sejam devidamente reciclados e mantidos fora do aterro. Saiba mais em www.reap-uk.org

Do Department for Environment/GOV.UK
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.