A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Novas proibições e restrições aos plásticos poluentes de utilização única
entram em vigor

Alguns dos itens de plástico descartáveis mais poluentes banidos em outubro

 
 

27/10/2023 – Comunicado de imprensa – A ação governamental para combater o flagelo do lixo e proteger o ambiente da poluição plástica aumenta a partir de 1 de Outubro), com a entrada em vigor de proibições e restrições a uma série de artigos plásticos poluentes de utilização única.

Nenhuma empresa – seja retalhista, take-away, vendedor de alimentos ou parte da indústria hoteleira – poderá agora vender talheres de plástico descartáveis, bastões de balão, nem copos de poliestireno e recipientes para alimentos em Inglaterra. O fornecimento de pratos, bandejas e tigelas de plástico descartáveis também foi restringido. Os novos regulamentos foram anunciados em Janeiro e foi realizado um extenso trabalho ao longo de 2023 para fornecer mais orientações sobre a proibição para as empresas.

A poluição plástica leva centenas de anos para se decompor e causa sérios danos aos nossos oceanos, rios e terras. É também uma fonte de emissões de gases com efeito de estufa, desde a sua produção e fabrico até à forma como é eliminado.

A pesquisa mostra que as pessoas em toda a Inglaterra usam 2,7 bilhões de itens de talheres descartáveis, principalmente de plástico, e 721 milhões de pratos descartáveis todos os anos, mas apenas 10% deles são reciclados. Se 2,7 mil milhões de talheres estivessem alinhados, dariam a volta ao mundo mais de oito vezes e meia.

A Ministra do Meio Ambiente, Rebecca Pow, disse:
Esta nova proibição é o próximo grande passo na nossa missão de reprimir os resíduos plásticos nocivos. Irá proteger o ambiente e ajudar a reduzir o lixo, impedindo que a poluição plástica suje as nossas ruas e ameace a nossa vida selvagem.

Isto baseia-se nas proibições líderes mundiais de palhinhas, agitadores e cotonetes, na nossa taxa sobre sacos descartáveis e no nosso imposto sobre embalagens plásticas, ajudando-nos na nossa jornada para eliminar todos os resíduos plásticos evitáveis até 2042.

O Governo tem colaborado estreitamente com a indústria para apoiá-la na preparação para os novos requisitos, nomeadamente concedendo-lhes nove meses a partir da publicação da sua resposta à consulta sobre a proibição de preparar e utilizar stocks excedentários. Temos trabalhado em estreita colaboração com relevantes órgãos comerciais e autoridades locais para ajudar as empresas e os responsáveis pelas Normas Comerciais a se prepararem para as novas regras.

Reprodução/Pixabay

 



As respostas do público à consulta sobre a proibição demonstraram um apoio esmagador, com 95% a favor de todas as proibições. As pessoas e as empresas querem fazer o que é certo para o ambiente e a proibição destes artigos será uma ajuda significativa na redução do desperdício e do lixo de plástico – os talheres de plástico, por exemplo, estavam entre os 15 artigos mais jogados no país em 2020.

A proibição não se aplicará a pratos, tabuleiros e tigelas de plástico descartáveis utilizados como embalagens de produtos alimentares pré-embalados e prontos para consumo, uma vez que estes serão incluídos nos nossos planos para um regime de responsabilidade alargada do produtor, que incentivará os produtores a utilizar menos embalagens. e cumprir metas de reciclagem mais elevadas.

A executiva-chefe da UKHospitality, Kate Nicholls, disse:
As empresas de hotelaria fizeram grandes progressos na redução da utilização de plástico e esse progresso resultou na grande maioria dos locais já a eliminar talheres descartáveis das suas operações, uma parte crucial das nossas ambições de atingir emissões líquidas zero. Temos o prazer de trabalhar com o Governo para garantir que estas novas proibições e restrições também sejam práticas para as empresas hoteleiras, ao mesmo tempo em que trabalhamos para atingir os objetivos de sustentabilidade do país.

Helen Bird, chefe de sistemas de materiais da WRAP, disse:
Os plásticos descartáveis dominam o nosso mundo e até estão incorporados no próprio planeta. Esta proibição é um momento importante no combate ao flagelo da poluição plástica.
Desde 2018, a WRAP tem trabalhado com empresas sob o Pacto de Plásticos do Reino Unido para eliminar todas as embalagens plásticas desnecessárias e não recicláveis. Desde então, 620 milhões de artigos de plástico descartáveis foram retirados das lojas. Mas temos de ir mais longe, inclusive nas embalagens de plástico da maioria das frutas e legumes – e ajudar a poupar dinheiro aos consumidores, permitindo-lhes comprar o que necessitam.

O Governo estabeleceu planos para impulsionar a reparação e reutilização de materiais existentes e aumentar a reciclagem, nomeadamente através do programa 'Maximizar Recursos, Minimizar Resíduos' anunciado em Julho. Isto reúne uma série de medidas apoiadas por financiamento governamental para ajudar a manter os produtos e materiais em circulação durante o maior tempo possível e ao seu valor mais elevado, aumentando, por sua vez, a economia e impulsionando o emprego.

A proibição dos plásticos de utilização única faz parte da ação mais ampla do Governo a nível mundial para combater o flagelo da poluição plástica e eliminar todos os resíduos plásticos evitáveis até 2042. O Governo já proibiu as microesferas em produtos de higiene pessoal enxaguáveis em 2018 e restringiu a utilização de plásticos descartáveis, fornecimento de canudos plásticos, agitadores e cotonetes em 2020.

O governo também introduziu o Imposto sobre Embalagens Plásticas em abril de 2022, um imposto de mais de £ 200 por tonelada sobre embalagens plásticas fabricadas ou importadas para o Reino Unido que não contenham pelo menos 30% de plástico reciclado.

Noutros lugares, a taxa governamental de enorme sucesso sobre os sacos de utilização única reduziu as vendas nos principais supermercados em mais de 98% desde a sua introdução em 2015, tirando milhares de milhões de sacos de circulação.

Mas ainda há mais a fazer, e é por isso que o Governo está a introduzir um esquema de devolução de depósitos para recipientes de bebidas para reciclar mais milhares de milhões de garrafas de plástico e impedir que sejam depositadas em aterros, incineradas ou descartadas, juntamente com planos para simplificar a recolha de reciclagem para todos os agregados familiares e empresas na Inglaterra.

Através das ações do governo, das empresas e dos indivíduos, estamos a abandonar os plásticos desnecessários e a melhorar a sustentabilidade nos setores público e privado. Esta mudança de produtos de utilização única é vital à medida que o Governo continua o seu trabalho para proteger o ambiente para as gerações futuras.

Do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.