A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

A maior homenagem ambiental da ONU celebra soluções inovadoras para combater a poluição plástica

A poluição plástica é uma vertente profundamente preocupante

 
 

31/10/2023 – Comunicado de imprensa – Ação sobre produtos químicos e poluição. Nairóbi – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje os Campeões da Terra de 2023, homenageando um prefeito, uma fundação sem fins lucrativos, uma empresa social, uma iniciativa governamental e um conselho de pesquisa por suas soluções inovadoras e ação transformadora para combater a poluição plástica.

Desde a sua criação em 2005, o prêmio anual Campeões da Terra tem sido atribuído a pioneiros na vanguarda dos esforços para proteger as pessoas e o planeta. É a maior honra ambiental da ONU. Incluindo os cinco Campeões deste ano, o prêmio reconheceu 116 laureados: 27 líderes mundiais, 70 indivíduos e 19 organizações. O PNUMA recebeu um recorde de 2.500 nomeações neste ciclo, marcando o terceiro ano consecutivo em que as nomeações atingiram um limite máximo.

“A poluição plástica é uma vertente profundamente preocupante da tripla crise planetária. Para o bem da nossa saúde e do planeta, devemos acabar com a poluição plástica. Isto exigirá nada menos do que uma transformação completa, para reduzir a quantidade de plásticos produzidos e eliminar os plásticos descartáveis; e mudar para sistemas de reutilização e alternativas que evitem os impactos ambientais e sociais negativos que estamos testemunhando com a poluição plástica”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. “À medida que avançam as negociações para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, os Campeões da Terra deste ano demonstram que estão disponíveis soluções inovadoras que podem inspirar-nos a repensar a nossa relação com o plástico.”

Reprodução/Pixabay

 



Os Campeões da Terra de 2023 do PNUMA são:
• A prefeita Josefina Belmonte de Quezon City, Filipinas, homenageada na categoria Liderança Política , está impulsionando ações ambientais e sociais por meio de uma série de políticas para combater a crise climática, acabar com a poluição plástica e tornar o enclave urbano mais verde. As suas iniciativas incluem a proibição de plásticos de utilização única, um programa de troca para a poluição por plásticos, estações de reabastecimento para produtos essenciais do dia a dia e a defesa de uma forte formulação de políticas globais sobre plásticos.


• A Fundação Ellen MacArthur (Reino Unido), homenageada na categoria Inspiração e Ação , desempenhou um papel de liderança na integração de uma abordagem de ciclo de vida, inclusive para plásticos. A fundação publicou relatórios e estabeleceu redes de decisores dos setores público e privado, bem como do meio acadêmico, para desenvolver iniciativas e soluções de ciclo de vida para a crise climática, a perda de biodiversidade, a poluição por plásticos e muito mais. Lidera o Compromisso Global com o PNUMA.

• A Blue Circle (China), homenageada na categoria Visão Empreendedora , utiliza a tecnologia blockchain e a internet das coisas para rastrear e monitorar todo o ciclo de vida da poluição plástica – desde a coleta até a regeneração, a refabricação e a revenda. Recolheu mais de 10.700 toneladas de detritos marinhos, tornando-se o maior programa de resíduos plásticos marinhos da China.

• José Manuel Moller (Chile), também homenageado na categoria Visão Empreendedora , é o fundador da Algramo, uma empresa social dedicada a fornecer serviços de recarga que reduzem a poluição plástica e reduzem os custos dos bens essenciais do dia a dia. Moller também trabalha para prevenir, reduzir e gerir resíduos de forma sustentável através do seu papel como vice-presidente do Conselho Consultivo de Pessoas Eminentes da ONU sobre Desperdício Zero, uma iniciativa criada em março de 2023.

• O Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (África do Sul), homenageado na categoria Ciência e Inovação , utiliza tecnologia de ponta e pesquisa multidisciplinar para desenvolver inovações para combater a poluição plástica e outras questões. É pioneira na identificação de alternativas sustentáveis aos plásticos convencionais, estabelecendo oportunidades para a produção local e o desenvolvimento econômico e testando a biodegradabilidade do plástico.

• O plástico transformou a vida cotidiana e produziu muitos benefícios para a sociedade. Mas a humanidade produz cerca de 430 milhões de toneladas de plástico todos os anos, dois terços dos quais rapidamente se transformam em resíduos. O vício em plásticos de curta duração criou o que os especialistas chamam de pesadelo ambiental.

• Todos os anos, até 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos vazam para os ecossistemas aquáticos, poluindo lagos, rios e mares. Até 2040, as emissões de carbono associadas à produção, utilização e eliminação de plásticos convencionais à base de combustíveis fósseis poderão ser responsáveis por quase um quinto das emissões globais de gases com efeito de estufa no âmbito das metas mais ambiciosas do acordo de Paris sobre alterações climáticas. Os produtos químicos no plástico também podem causar problemas de saúde em humanos.

Para #BeatPlasticPollution , os especialistas dizem que a humanidade deve reduzir e eliminar plásticos desnecessários e problemáticos, encontrar alternativas ambientalmente saudáveis para o material, desenvolver modelos inovadores para a reutilização de plásticos e adotar o que é conhecido como uma abordagem de ciclo de vida para a poluição plástica.

NOTAS AOS EDITORES
Sobre os Campeões da Terra do PNUMA Os Campeões da Terra do PNUMA
homenageiam indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador no meio ambiente. O prêmio anual Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental da ONU. #EarthChamps

Sobre a campanha #BeatPollution
Para combater o impacto generalizado da poluição na sociedade, o PNUMA lançou #BeatPollution , uma estratégia para uma ação rápida, em grande escala e coordenada contra a poluição do ar, da terra e da água. A estratégia destaca o impacto da poluição nas alterações climáticas, na perda da natureza e da biodiversidade e na saúde humana. Através de mensagens baseadas na ciência, a campanha mostra como a transição para um planeta livre de poluição é vital para as gerações futuras. Fonte: UNEP.

Da UNEP/ONU
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.