A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Prêmio Campeões da Terra 2023 para celebrar os esforços pioneiros para acabar com a poluição plástica

O plástico transformou a vida cotidiana

 
 

31/10/2023 – Comunicado de imprensa – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciará na próxima semana os cinco vencedores do prêmio Campeões da Terra de 2023, a mais alta honraria ambiental da ONU.

O prêmio, agora na sua 19ª edição, reconhece líderes pioneiros do governo, da sociedade civil, da academia e do sector privado pelos seus impactos transformadores no mundo natural.
Os prêmios deste ano irão homenagear inovadores e iniciativas que estão a ajudar a combater a poluição plástica, que o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou recentemente que está a ter consequências “catastróficas ”no planeta.

Os laureados serão anunciados em 30 de outubro de 2023, antes da terceira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação, que está a desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica.

Em 2023, o PNUMA recebeu 2.500 indicações para o prêmio Campeões da Terra, marcando o terceiro ano consecutivo em que as nomeações atingiram um recorde.

Reprodução/Pixabay

 



Soluções inovadoras
O plástico transformou a vida cotidiana e proporcionou muitos benefícios para a sociedade. Mas a humanidade produz atualmente cerca de 430 milhões de toneladas deste material anualmente, dois terços dos quais rapidamente se transformam em resíduos.

Todos os anos, 19 a 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos vazam para os ecossistemas aquáticos, poluindo lagos, rios e mares. A investigação mostra que, se as práticas atuais continuarem, o plástico poderá emitir 19 por cento das emissões globais de gases com efeito de estufa permitidas ao abrigo da meta mais ambiciosa do Acordo de Paris até 2040. Os produtos químicos presentes no plástico têm sido associados a problemas de saúde nos seres humanos.

Para combater esta crise, os especialistas dizem que o mundo deve reduzir a produção de plástico, eliminar os plásticos de curta duração e de utilização única, acelerar os sistemas de reutilização, mudar para alternativas ecológicas, melhorar a reciclagem e adaptar uma abordagem de ciclo de vida à poluição por plásticos.

Os Campeões da Terra deste ano estão fazendo muitas dessas coisas.
“Pessoas de todo o mundo estão a avançar com formas inovadoras de acabar com a poluição plástica e melhorar a saúde do planeta. Os Campeões da Terra estão liderando esse esforço”, disse Sheila Aggarwal-Khan, Diretora da Divisão de Indústria e Economia do PNUMA. “Dão-nos esperança de que existem soluções para a poluição plástica e lembram-nos que salvaguardar a natureza é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável.”

Fazendo a diferença
O prêmio Campeões da Terra celebrará visionários em quatro categorias: Liderança Política , Inspiração e Ação , Visão Empreendedora e Ciência e Inovação.

Até à data, 111 laureados, incluindo chefes de estado, ativistas de base, ecoempreendedores, capitães da indústria e cientistas pioneiros, foram homenageados como Campeões da Terra. Os laureados do ano passado incluem o economista Sir Partha Dasgupta do Reino Unido, a ativista ambiental Cécile Bibiane Ndjebet dos Camarões, a bióloga Purnima Devi Barman da Índia, o conservacionista Constantino Aucca Chutas do Peru e arcenciel, uma organização sem fins lucrativos do Líbano.

O PNUMA coordena e hospeda o prêmio Campeões da Terra. A reputação do PNUMA como autoridade global e apartidária em questões ambientais é construída a partir de 50 anos de pesquisas científicas inovadoras que informam a política ambiental global.

Sobre os Campeões da Terra do PNUMA
Os Campeões da Terra do PNUMA homenageiam indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador no meio ambiente. O prêmio anual Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental da ONU. #EarthChamps

Sobre a campanha #BeatPollution
Para combater o impacto generalizado da poluição na sociedade, o PNUMA lançou #BeatPollution , uma estratégia para uma ação rápida, em grande escala e coordenada contra a poluição do ar, da terra e da água. A estratégia destaca o impacto da poluição nas alterações climáticas, na perda da natureza e da biodiversidade e na saúde humana. Através de mensagens baseadas na ciência, a campanha mostra como a transição para um planeta livre de poluição é vital para as gerações futuras. Fonte: UNEP.

Da UNEP/ONU
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.