A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Amido gera plástico com base totalmente biológica

Inovações e alternativas precisam se integrar a cadeira circular

 
 

10/11/2023 – A quantidade de lixo plástico descartada no meio ambiente e principalmente nos oceanos vem aumentando a cada ano de forma exponencial. O mundo precisará reduzir a demanda e o descarte desses resíduos, mas terá que inovar e criar alternativas para uma cadeia circular. Nesta lógica, pesquisas e a tecnologias têm trazido materiais alternativos como matéria-prima que sejam ecológicas e de baixo custo.

Com abundância na natureza, o amido tornou-se um material disponível para a produção de bioplásticos. Contudo, propriedades térmicas e físicas têm limitado seu uso, devido à fragilidade e hidrofilicidade, por exemplo. Para buscar uma solução, pesquisadores do Laboratório Estatal de Engenharia de Celulose e Papel, da Universidade de Tecnologia do Sul da China, apresentaram uma nova pesquisa sobre o tema.

Reprodução/Pixabay/IA

 



A estratégia é a fabricação de um modelo de plástico de amido, com base totalmente biológica, que possa apresentar várias vantagens, como maior flexibilidade, melhor adaptação térmica, ser à prova d’água, entre outros benefícios. Os pesquisadores explicam que o amido natural apresenta alta rigidez por conta da forte ligação de hidrogênio nas cadeiras moleculares. Por isso, os cientistas desenvolveram uma maneira de enfraquecer essas ligações e melhorar a eficiência do amido, como matéria-prima para o plástico biológico.

Os pesquisadores revelam que o plástico de amido desenvolvido atingiu a eficiência de autocura de 88% em propriedades mecânicas. Isso torna o produto mais atraente para o uso na cadeia circular. Plásticos produzidos à base biológica devem ser tratados como uma importante alternativa.

Referências: Xiaoqian Zhang et al, Plásticos de amido flexíveis, processáveis termicamente, autocurativos e totalmente biológicos através da construção de uma rede dinâmica de iminas, Green Energy & Environment (2023). DOI: 10.1016/j.gee.2023.08.002

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay/Imagem gerada por IA

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.