A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

176 espécies de aves usam resíduos em seus ninhos, diz pesquisa

Materiais produzidos por humanos são usados na nidificação

 
 

13/11/2023 – Entre todos os grupos de animais, o das aves parece aquele que mais interage de forma estrutural com resíduos plásticos e outros lixos produzidos pelo o homem. Relatos de filhotes de espécies marinhas de aves que morrem após ingerirem plásticos ou se enrolarem em redes e linhas de pesca são cada vez mais comuns.

Uma pesquisa recente investiga como as aves estão se adaptando a viver com esses resíduos. A nidificação é uma etapa fundamental na vida das aves e projetará o sucesso de populações inteiras, por esse motivo a construção dos ninhos é essencial nesse processo. Saber quais espécies utilizam esses materiais pode direcionar características biológicas, comportamentos entre outros aspectos.

A pesquisa avaliou mais de um século de literatura científica, buscando os termos "antropogênico", "material artificial" e "ninho". Identificaram 2.771 artigos considerados relevantes, em que havia registros do uso de materiais produzidos pelo homem em ninhos de aves. Os pesquisadores encontraram provas desse comportamento, em cerca de 35.000 ninhos de 176 espécies de aves de todos os continentes, exceto a Antártida, descritos em 75 artigos.

Reprodução/Pixabay

 



Ao que indica, esse comportamento parece ser generalizado entre as aves de todas as espécies e famílias como Anatinae (ex: patos e marrecos), aves de rapina (ex: gaviões, falcões), espécies marinhas, migratórias e aves canoras. Segundo os pesquisadores, as primeiras evidências do uso desses materiais são de 1830. Entre os materiais encontrados estão papeis, metais, tecidos e principalmente plásticos, entre outros resíduos.

Os pesquisadores usaram modelos estatísticos para determinar o uso dos materiais nos ninhos e para verificar se havia alguma relação biológica das espécies. Descobriram que o plástico e outros produtos feitos pelo homem, eram mais comuns e encontrados em ninhos de espécies com mais diferença de tamanho corporal, entre machos e fêmeas, e daquelas que constroem ninhos abobadados mais elaborados. Tudo indica que as aves têm incluído os resíduos de maneira intencional.

Espécies como pássaros-caramanchões (bowerbirds), da Nova Guiné e da Austrália, foram importantes para verificar como machos usam itens manufaturados em seus ninhos para cortejar as fêmeas. Os pesquisadores não verificaram linhagens evolutivas separadas ou diferentes, que tenham usado materiais feitos pelo homem em ninhos. A pesquisa reforça ainda que espécies generalistas e que vivem em áreas urbanas se reproduzem com sucesso usando materiais não naturais.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.