A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Nova rodada de negociações sobre o tratado global sobre poluição plástica em andamento em Nairóbi

Um tratado internacional histórico para combater a poluição por plásticos

 
 

14/11/2023 – A urgência deste esforço é sublinhada pela atual crise global de poluição plástica, onde são produzidas anualmente aproximadamente 430 milhões de toneladas de plástico. Cerca de dois terços são simplesmente deitados fora, prejudicando tanto o ambiente como a cadeia alimentar.

Reunindo-se para a sua terceira sessão, o Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-3) concentrar-se-á no chamado projeto zero do instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, lançado no início deste ano, com o objetivo de concluir as negociações até ao final de 2024.

Não à “economia descartável”
De acordo com o secretário executivo do Secretariado do INC, Jyoti Mathur-Filipp, o impacto devastador da poluição plástica nos ecossistemas, no clima, na economia e na saúde humana custa ao planeta entre 300 e 600 mil milhões de dólares por ano.

A produção de plásticos deverá duplicar nos próximos 20 anos se nenhuma ação for tomada.
Os organizadores exigem uma transição da “economia do descartável” para uma “economia da reutilização”.

O INC-3 contará com 12 eventos paralelos que abordarão vários aspectos da poluição plástica, incluindo produção e consumo sustentáveis, a mudança para uma abordagem de “plástico circular” e muito mais.

Reprodução/Pixabay

Veja a matéria original.



As autoridades sublinham a necessidade de reduzir a produção de plástico, eliminar produtos plásticos descartáveis e de curta duração e mudar para substitutos não plásticos.

Texto na mesa
Numa conferência de imprensa antes das intensas conversações desta semana que conduzirão ao que os delegados esperam que seja um acordo vinculativo global, o presidente do INC, Gustavo Meza-Cuadra Velasquez, disse: “Estamos a entrar numa fase muito importante das nossas negociações… Pela primeira vez, estão entrando em uma discussão com um texto .”

A sessão alimentará outra rodada de discussões preliminares agendada para abril de 2024 no Canadá.

À medida que a comunidade internacional enfrenta a crise da poluição plástica, o resultado do INC-3 poderá ser um passo em frente significativo.

O texto Zero Draft do instrumento internacional juridicamente vinculativo, preparado pelo Presidente do INC, com o apoio do Secretariado do INC, está agora disponível em todas as seis línguas oficiais da ONU.

Da UNEP/UN
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.