A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Terceira sessão de negociações sobre um tratado global sobre plásticos é aberta em Nairóbi

Um tratado internacional histórico para combater a poluição por plásticos

 
 

14/11/2023 – A terceira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, incluindo no ambiente marinho (INC-3), foi inaugurada hoje na capital do Quênia, Nairobi. Os membros do INC-3 iniciarão negociações com base no texto Zero Draft preparado pelo Presidente do INC.

INC-3 marca o ponto médio da jornada rumo a um tratado global. Segue-se a duas rodadas anteriores de negociações: INC-1, que ocorreu em Punta del Este, Uruguai, em novembro de 2022, e INC-2, que foi realizada em Paris, em junho. Mais duas sessões do INC estão planejadas para 2024.

“Para lidar com a poluição plástica, a humanidade deve mudar. Devemos mudar a forma como consumimos, como produzimos e como descartamos nossos resíduos. Esta é a realidade do nosso mundo. A mudança é inevitável. Este tratado, este instrumento em que estamos a trabalhar, é o primeiro dominó desta mudança. Vamos trazê-lo para casa. Que comece a mudança”, disse o presidente queniano, William Ruto, na abertura da sessão.

Em seus comentários na abertura do INC-3, a Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, disse: “A resolução aprovada na UNEA 5.2 (a quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2022) pedia um instrumento que é, e passo a citar, baseado numa abordagem abrangente que aborda todo o ciclo de vida do plástico”.

“Não é um instrumento que trata da poluição plástica apenas através da reciclagem ou da gestão de resíduos. O ciclo de vida completo. Isto significa repensar tudo ao longo da cadeia, desde o polímero à poluição, do produto à embalagem”, acrescentou. “Precisamos usar menos materiais virgens, menos plástico e nenhum produto químico prejudicial. Precisamos garantir que usamos, reutilizamos e reciclamos recursos de forma mais eficiente. E descarte com segurança o que sobrar. E usar estas negociações para aprimorar um instrumento preciso e incisivo para construir um futuro melhor, livre da poluição plástica.”

Reprodução/Pixabay

Veja a matéria original.



“Tivemos agora a oportunidade de realizar a primeira rodada de discussão sobre todos os elementos do futuro instrumento”, disse o presidente do INC, Gustavo Adolfo Meza-Cuadra Velasquez.

“Espero que, até o final da sessão, o Comitê chegue a um acordo sobre um mandato para um projeto revisado e um possível trabalho entre sessões para se preparar para a quarta e quinta sessões”, acrescentou. “Estou confiante de que poderemos fazer progressos substanciais aqui na nossa terceira sessão e capitalizar o espírito, o consenso e a ambição de Nairobi.”

O início do INC-3 foi precedido por uma reunião preparatória em 11 de Novembro, também em Nairobi, durante a qual os delegados participaram em trocas de pontos de vista iniciais e informais, bem como em consultas regionais em 12 de Novembro.

Jyoti Mathur-Filipp, Secretário Executivo da INC, agradeceu ao Governo do Quênia, aos delegados e a outras partes interessadas pelo seu apoio às negociações, sublinhando que: “Devemos trabalhar coletivamente para garantir que todas as opiniões sejam ouvidas para que possamos construir consenso e avançar rapidamente para cumprir nosso mandato.”



Notas para editores
Sobre o Comitê Intergovernamental de Negociação
A resolução 5/14 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente solicitou ao Diretor Executivo do PNUMA que convocasse um comitê de negociação intergovernamental, para iniciar seu trabalho durante o segundo semestre de 2022, com a ambição de concluir seu trabalho até o final de 2024. O INC tem a tarefa de desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos, incluindo no ambiente marinho, que poderia incluir abordagens vinculativas e voluntárias, com base numa abordagem abrangente que aborde todo o ciclo de vida do plástico.

Da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.