A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Um instrumento de plásticos que abrange polímeros e poluição

Discurso de abertura durante da plenária do INC-3 sobre Poluição Plástica

 
 

14/11/2023 – Discurso Proferido Por: Inger Andersen - Bem-vindos a Nairobi, sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e à terceira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, inclusive no ambiente marinho.

Colegas e amigos,
Há dezoito meses, nesta mesma cidade, nesta mesma sala, na quinta Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA 5.2), quando o martelo bateu na resolução histórica para elaborar este instrumento, houve grande emoção. Houve lágrimas e abraços quando esta resolução foi saudada como um triunfo do Espírito de Nairobi: o espírito de cooperação, consenso e ambição. Peço-lhe que abrace mais uma vez o espírito desta bela cidade nos próximos dias – tal como muitos quenianos estão hoje a abraçar a ação num feriado nacional especial reservado para plantar árvores.

Ao começar, permita-me lembrá-lo de um ponto-chave. A resolução aprovada na UNEA 5.2 apelou a um instrumento que seja, e passo a citar, “baseado numa abordagem abrangente que aborde todo o ciclo de vida do plástico”.

Não é um instrumento que trata da poluição plástica apenas através da reciclagem ou da gestão de resíduos. O ciclo de vida completo. Isto significa repensar tudo ao longo da cadeia, desde o polímero à poluição, do produto à embalagem. Precisamos de utilizar menos materiais virgens, menos plástico e nenhum produto químico prejudicial. Precisamos garantir que usamos, reutilizamos e reciclamos recursos de forma mais eficiente. E descarte com segurança o que sobrar.

É assim que protegemos a saúde humana e dos ecossistemas, retardamos as alterações climáticas, criamos novos empregos e mercados sustentáveis e proporcionamos uma transição justa.

Assim, o instrumento deve eliminar produtos plásticos desnecessários, problemáticos e evitáveis – incluindo plásticos de curta duração e de utilização única.
O instrumento deve garantir a reformulação dos produtos, incluindo as embalagens, para utilizarem menos plástico e serem mais facilmente reutilizados, recarregados, reparados, reaproveitados e reciclados – repetidamente.

O instrumento deve eliminar produtos de utilização única desnecessários e prever uma mudança para substitutos não plásticos, plásticos alternativos e produtos plásticos que não criem impactos negativos. Isto inclui lidar com microplásticos e produtos químicos nocivos. Mais de 900 produtos químicos foram identificados nas embalagens. 148 deles foram identificados como mais perigosos. Trabalhadores e utilizadores estão expostos a estes produtos químicos antes mesmo de se tornarem resíduos. Eles têm que ir.

O acordo também deve fortalecer os sistemas de redução, reutilização, reabastecimento, reparação e reciclagem. Melhorar a gestão e eliminação de resíduos ambientalmente saudáveis. Lidar com o legado da poluição plástica. E, claro, proporcionar uma transição justa e empregos novos e decentes para comunidades como as dos recolhedores de materiais recicláveis.

Amigos,
O rascunho zero do presidente, que ele apresentou a vocês, inclui esses elementos e muito mais. É uma verdadeira obra de multilateralismo. Cabe agora a vocês garantir que juntos alcançamos um instrumento transformacional, apoiando estes elementos e implementando facilitadores essenciais para o “acordo real”.

Isto significa definir metas ambiciosas com prazos acelerados. Porque o acordo só será tão forte quanto os objetivos de redução e a lista de substâncias e produtos proibidos no seu âmbito.

Isto significa dar prioridade ao trabalho sobre o ambiente político e legislativo propício. Porque a legislação permite mudanças.

Isto significa incentivos claros – incluindo para o sector privado inovar em materiais, ampliar os sistemas de reutilização e recarga e participar em sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor.

Isto significa financiamento, assistência e cooperação internacional – para que as nações com menos recursos, incluindo as que produzem plásticos, possam mudar de rumo.
Isto significa financiamento real para I&D em soluções.

Reprodução/Pixabay

Veja a matéria original.



Isto significa seguir os princípios de abordagens seguras e ambientalmente corretas ao redesenhar – porque as substituições de plásticos e produtos químicos não podem ser prejudiciais.

Isto significa trazer todos a bordo: governos de todos os setores, empresas de todas as cadeias de valor, instituições financeiras públicas e privadas, investidores, sociedade civil, catadores de materiais recicláveis, povos indígenas, organismos científicos e outros acordos ambientais multilaterais.

Isto significa investimentos em infraestruturas de gestão de resíduos sólidos; isto é, aterros sanitários projetados com coleta de lixiviados para evitar a poluição das águas subterrâneas, compactação, triagem e reciclagem.

E isto significa garantir uma transição que funcione para todos: porque o acordo não permanecerá sem justiça para as nações, comunidades e pessoas, incluindo os recolhedores de materiais recicláveis.

Amigos,
Um dos facilitadores mais importantes é a liderança do setor privado. Se a indústria não apenas apoiar este acordo, mas ficar à frente dele, colocando os seus recursos e inovação em ação imediata, poderemos impulsionar a transformação.

Peço ao sector privado que compreenda que não se trata apenas de filantropia ou de responsabilidade social corporativa. Isto tem a ver com o seu futuro – tanto nas salas de reuniões como nas suas casas. Este instrumento está chegando. O mundo está mudando. E todos sabemos que, à medida que este impulso para a sustentabilidade ganha força, os pioneiros e inovadores serão aqueles que terão sucesso. As empresas que adotarem substitutos ou alternativas não plásticas ou uma melhor utilização do plástico ganharão agora a quota de mercado. Assim que o conseguirem, todos os outros correrão para alcançá-lo.

E, já que estamos no Quênia, permitam-me dizer que África pode liderar o caminho. Países africanos, como o Ruanda e o Quênia, lideraram a redução dos plásticos descartáveis. Eles mostraram que é possível. As empresas africanas inovaram em espaços como o dinheiro móvel. E África é um continente de recursos naturais que podem ser utilizados para alternativas ecológicas e substitutos do plástico.

Amigos, os próximos dias serão cruciais. O INC-3 deve terminar com uma próxima iteração forte do projeto de texto e um mandato para o Presidente preparar esta iteração do próximo projeto para a próxima ronda de negociações em Ottawa.

Por isso, peço-lhe que abrace o espírito de Nairobi. Seja ambicioso, inovador e ousado. E usar estas negociações para aprimorar um instrumento preciso e incisivo que possamos usar para construir um futuro melhor, livre da poluição plástica.

Da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.