A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Negociações para redirecionar o financiamento para acabar com a poluição plástica

Contribuições das principais instituições financeiras para a próxima rodada de discussões

 
 

22/11/2023 – Antes das próximas negociações para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica (INC-3) no próximo mês, o Grupo de Liderança Financeira Convencional sobre Plásticos do PNUMA FI publica hoje Redirecionando fluxos financeiros para acabar com a poluição plástica , um documento abrangente para negociadores e o indústria financeira sobre o papel e os requisitos do sector para permitir a transição para economias livres de poluição.

Num cenário de manutenção do status quo, prevê-se que o volume de resíduos plásticos mal geridos cresça substancialmente, para bem mais de 250 milhões de toneladas métricas anualmente até 2040, conduzindo a custos significativos para o ambiente, a saúde humana e a economia. Dada a gravidade da situação, vencer a poluição por plásticos só pode ser alcançado através de uma mudança de sistema que se estima exigir um investimento de 1,64 bilhões de dólares até 2040 e um redirecionamento maciço dos fluxos financeiros. As três principais mudanças de mercado identificadas no relatório Turning off the Tap do PNUMA são no sentido de aumentar os modelos de negócios de reutilização (Reutilizar), aumentar a reciclagem segura e ambientalmente correta (Reciclar) e materiais alternativos (Reorientar e Diversificar), além de reduzir o uso de plásticos e lidar com a poluição existente.

Reprodução/Pixabay/IA

Baixe aqui o documento Redirecionando fluxos financeiros para acabar com a poluição plástica.



Com base nas dez mensagens principais para alinhar os fluxos financeiros com o objetivo de acabar com a poluição plástica publicadas pelo Grupo de Liderança Financeira antes da segunda reunião do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-2), este documento centra-se na forma como o futuro instrumento pode permitir a é necessária uma mudança sistêmica para redirecionar os fluxos financeiros globais para acabar com a poluição plástica. Congratula-se com as disposições existentes do Projeto Zero para redirecionar os fluxos financeiros para acabar com a poluição plástica e propõe possíveis alterações para fortalecê-la, incluindo:

(i) um objetivo de alinhar os fluxos financeiros de todas as fontes com o objetivo do instrumento, a fim de enviar uma mensagem forte sobre a necessidade de redirecionar os fluxos financeiros, semelhante à mensagem enviada no artigo 2.1c do Acordo de Paris e no objetivo D do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal.

(ii) uma obrigação transversal de criar o quadro obrigatório e um ambiente propício à mobilização financeira.

Por último, o artigo ilustra como os redirecionamentos dos fluxos financeiros para soluções passam por diferentes fases, dependendo do seu nível de maturidade de mercado, e como podem ser apoiados por uma combinação de diferentes intervenientes e instrumentos financeiros.

Sobre o Grupo de Liderança Financeira em Plásticos
Formado no início de 2023, o Grupo de Liderança Financeira em Plásticos é um grupo central de bancos e seguradoras com ativos totais de 9,8 bilhões de dólares, reunido pela UNEP FI e patrocinado pela Fundação Minderoo. Os seus membros estão a trabalhar para acabar com a poluição plástica, apoiando o desenvolvimento do instrumento internacional juridicamente vinculativo e preparando todo o setor financeiro global para responder ao futuro instrumento. Fonte: UNEP. Baixe aqui o documento Redirecionando fluxos financeiros para acabar com a poluição plástica.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay/IA

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.