A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

COP28: Os plásticos não são um barco salva-vidas para a indústria dos combustíveis fósseis

Precisamos utilizar menos polímeros virgens, menos plásticos e nenhum produto químico prejudicial.

 
 

11/12/2023 – Discurso proferido por: Inger Andersen - COP28: O Impacto Climático da Produção de Plásticos - O Caminho para um Tratado Global sobre Plásticos - Dubai, Emirados Árabes Unidos. Vamos começar falando sobre onde estamos em relação às mudanças climáticas. As emissões de gases com efeito de estufa e a temperatura média global estão a atingir novos máximos. Os eventos climáticos extremos estão ocorrendo com mais frequência, desenvolvendo-se mais rapidamente e tornando-se mais intensos. Todos sabemos quem sofre mais e não são aqueles que causaram o problema.

Os combustíveis fósseis são os que mais contribuem para as alterações climáticas. Eles são o veneno de ação lenta nas veias do nosso planeta e das nossas economias. Sim, eles nos levantaram. Nos animou. Nos fez mudar. Agora eles estão nos matando. E ainda assim, viciados que somos, produzimos e consumimos mais combustíveis fósseis do que o sistema terrestre pode suportar. O Relatório sobre a Lacuna de Produção de 2023 do PNUA concluiu que o mundo está a planear 110% mais combustíveis fósseis em 2030 do que é consistente com 1,5°C.

Temos de acabar com o vício, incluindo na indústria dos plásticos, porque o crescimento normal dos plásticos consumiria até 20% do orçamento de carbono para 1,5°C até 2040 – principalmente proveniente da produção de polímeros primários e da conversão em polímeros primários. Produtos. Existem outras implicações climáticas dos plásticos. Precisamos de ecossistemas oceânicos e costeiros saudáveis para armazenar carbono e criar resiliência às alterações climáticas. No entanto, 80% de todo o plástico acaba atualmente nos oceanos e a produção de plástico deverá triplicar até 2060. Não pode haver adaptação num mar de plástico.

Por estas e outras razões, os estados membros da UNEA 5.2 aprovaram uma resolução apelando a um instrumento sobre poluição plástica que seja “baseado numa abordagem abrangente que aborde todo o ciclo de vida do plástico”. Não é um instrumento que lide com a poluição por plásticos apenas através da reciclagem ou da gestão de resíduos – o que, se formos honestos, grandes partes das indústrias de combustíveis fósseis e de plásticos gostariam de ver. Na verdade, Paul Polman, antigo CEO da Unilever, escreveu no início deste ano que algumas empresas estão a fazer lobby para minar o instrumento do plástico, que acaba de passar pela terceira ronda de negociações.

Reprodução/Pixabay

 



Tenho o prazer de estar aqui sentado ao lado de Sua Excelência Luis Vayas Valdivieso, Presidente do Comitê Intergovernamental de Negociações . Meus agradecimentos, Luis, por liderar este importante processo. A versão zero do instrumento apresentada pelo presidente incluía todos os elementos de que precisávamos. INC-3 considerou o projeto detalhadamente. Passamos agora para o INC-4 em Ottawa no próximo ano.

Peço novamente aos negociadores que elaborem um acordo que repense tudo. Precisamos utilizar menos polímeros virgens, menos plásticos e nenhum produto químico prejudicial. Precisamos garantir que usamos, reutilizamos e reciclamos recursos de forma mais eficiente. E descarte com segurança o que sobrar. É assim que protegemos os ecossistemas, a saúde humana e o clima. Crie novos empregos. E poupar trilhões em custos sociais e econômicos.


Apelo também à indústria do plástico para que se antecipe ao acordo, colocando os seus recursos e inovação em ação imediata. À medida que este impulso para a sustentabilidade ganha força, as empresas que adotem substitutos ou alternativas não plásticas ou que utilizem melhor o plástico agora ganharão quota de mercado.

E à indústria dos combustíveis fósseis, eu digo: os plásticos não são um barco salva-vidas para vocês à medida que os sistemas energéticos se descarbonizam. O mundo não pode arcar com as emissões. E, além disso, o que você vai fazer em um bote salva-vidas, a não ser ficar andando sem rumo enquanto o mundo muda ao seu redor?

O mundo está pronto para acabar com o seu vício tanto em combustíveis fósseis como em plásticos. Haverá sintomas de abstinência. Mas, quando a transição terminar, todos nós – incluindo o sector privado – seremos mais felizes, mais saudáveis e mais prósperos.

Da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.