A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

A redução nas sacolas plásticas leves

Ações da União Europeia para mitigar a poluição plástica

 
 

21/12/2023 – Em 2021, cada pessoa que vive na UE consumiu, em média, 77 sacos de plástico leves (LPCB), o que representa menos 11 sacos por pessoa, em comparação com 2020. No geral, 34,2 mil milhões (bilhões) de sacos de plástico leves foram consumidos na UE em 2021 (-4,8 bilhões de sacas em comparação com 2020). Esta informação provém de dados sobre sacos de plástico leves publicados hoje pelo Eurostat. O artigo apresenta algumas descobertas do artigo mais detalhado sobre Estatísticas Explicadas.

2021 foi o primeiro ano em que o consumo de sacos de plástico muito leves na UE (ou seja, sacos com espessura de parede inferior a 15 micrometros (mícrons) diminuiu. Em 2021, os habitantes da UE consumiram 12,3 mil milhões de sacos de plástico muito leves (VLPCB), menos do que em qualquer um dos anos anteriores (desde que a recolha de dados começou em 2018): 14,1 mil milhões em 2018; 14,5 mil milhões em 2019; 14,9 mil milhões em 2020).


Desde 2018, o consumo de LPCB com espessura entre 15 e menos de 50 mícrons tem diminuído constantemente: de 8,2 mil milhões em 2018 para 3,5 mil milhões em 2021. Todos os países da UE têm agora em vigor medidas de redução do consumo, conforme exigido pela diretiva sobre sacos de plástico, que visa reduzir o consumo de LPCBs para não exceder 40 sacos por pessoa até 31 de Dezembro de 2025. No entanto, esta meta não inclui VLPCBs.

Reprodução/Pixabay

 



Entre os países da UE com dados disponíveis, os países que comunicaram o maior consumo de BLPCBs por pessoa em 2021 foram a Lituânia (271 sacas por pessoa), a Letônia (204) e a República Tcheca (189), sendo a maior parte do consumo relativo a VLPCBs.
No outro extremo da escala, os países que reportaram o consumo mais baixo foram a Bélgica (5 sacas por pessoa), Portugal (9) e Suécia (16). Na Bélgica, o consumo per capita de VLPCBs foi de 1 saca e de 2 sacas na Suécia. Portugal não comunicou a divisão.

A ampla variação observada no consumo per capita é atribuída principalmente a diferenças na eficácia das medidas, dependendo de fatores econômicos, sociais e políticos. Outra razão é que alguns países introduziram medidas de redução do consumo durante o período 2018-2021, mas outros mantiveram as medidas em vigor por mais tempo. Uma terceira explicação possível são as diferentes metodologias de cálculo utilizadas pelos países da UE.


Notas metodológicas
• Sacos plásticos leves (LPCBs): sacos plásticos com espessura de parede inferior a 50 mícrons, com ou sem alça, de plástico, que são fornecidos aos clientes no ponto de venda de mercadorias ou produtos.

• Os agregados do primeiro elemento visual são calculados com base nos países que reportaram voluntariamente a divisão por classe micrométrica. Para a Áustria, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Grécia, França, Croácia, Itália, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal e Romênia: dados não disponíveis para todos os anos.

• Bulgária, Dinamarca, Estônia, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos e Romênia: dados sobre o consumo de sacos de plástico leves por pessoa não estão disponíveis para 2021.


• A Diretiva 2015/720 (Diretiva Sacos de Plástico) visa reduzir o consumo de BCL, a fim de combater o lixo, mudar o comportamento do consumidor e promover a prevenção de resíduos, e estabelece requisitos de redução do consumo.

Da União Europeia
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.