A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Poluição Plástica na Ásia Ocidental: Desafios e Soluções Sustentáveis

Países da Ásia Ocidental discutem desafios e soluções sustentáveis para a poluição plástica na região

 
 

08/01/2024 – Beirute – Autoridades de toda a região da Ásia Ocidental reuniram-se em Manama, Bahrein, para esclarecer a poluição plástica e identificar oportunidades potenciais que possam enfrentar eficazmente estes desafios na região.

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Escritório Regional para a Ásia Ocidental e organizado pelo Conselho Supremo para o Meio Ambiente do Bahrein, o workshop “Poluição Plástica nos Países da Ásia Ocidental: Desafios e Soluções Sustentáveis”, reuniu representantes de países da Ásia Ocidental juntamente com representantes internacionais especialistas na área de poluição plástica.

O workshop serve como uma plataforma para os países da Ásia Ocidental trocarem perspectivas, partilharem as suas experiências e tirarem lições da gestão de resíduos plásticos e da circularidade. Espera-se que formule recomendações destinadas a promover soluções, políticas e estratégias inovadoras para mitigar a poluição plástica através de uma abordagem de economia circular do ciclo de vida para a gestão de plásticos.

No seu discurso de abertura, a Engenheira Luma Al Mahrous, Diretora do Departamento de Controlo e Proteção Ambiental, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a cooperação construtiva e habitual entre o Conselho Supremo do Ambiente e o Escritório Regional do Programa das Nações Unidas para o Ambiente para a Ásia Ocidental, que resultou em uma série de atividades conjuntas, incluindo este workshop.

Reprodução/Pixabay

 



Ela acrescentou: “Este workshop regional é uma oportunidade para trocar conhecimentos, experiências e visões sobre as políticas e procedimentos adotados ou ainda necessários para acabar com a poluição plástica”. Ela observou que o Reino do Bahrein está entre os primeiros países da região que tomaram medidas para proibir o plástico descartável ao nível da legislação nacional desde o ano de 2019.

No seu discurso de abertura, o Vice-Diretor Regional do Programa Ambiental das Nações Unidas para a Ásia Ocidental, Sr. Abdul Majeid Haddad, agradeceu ao Reino do Bahrein por acolher o workshop e reafirmou a importância da circularidade na oferta de soluções para os problemas dos resíduos, passando dos resíduos até gerenciamento de recursos. Ele disse: “As cadeias de valor do plástico representam uma oportunidade única para mostrar soluções circulares desde a produção até o consumo e evitar custos para as gerações presentes e futuras.” A transição para uma economia circular dos plásticos oferece um modelo econômico potente e sustentável, dissociando a utilização do plástico do consumo de recursos finitos.

Na Ásia Ocidental, como em muitas partes do mundo, os resíduos plásticos constituem uma parte substancial do fluxo de resíduos. Estima-se que 94% dos resíduos plásticos gerados permanecem nos limites da economia linear, sendo 40% mal geridos e 54% indo para aterros sanitários. Apenas cerca de 5% são passíveis de reciclagem.

Ele sublinhou que a adoção de estratégias que mantenham os plásticos na economia e fora do ambiente pode desbloquear benefícios econômicos, sociais e climáticos.
Embora os plásticos tenham trazido inúmeros benefícios, a sua produção e utilização excessivas e a má gestão dos resíduos conduziram a graves problemas ambientais que causam poluição, deterioração dos ecossistemas e potenciais riscos para a saúde dos seres humanos.
Reconhecendo a necessidade de abordar a poluição plástica, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente adotou em 2022, a resolução 5/14, para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, que deverá estar pronto até 2024.

Os países da Ásia Ocidental, tal como outras partes do mundo, estão a lidar com preocupações crescentes relacionadas com a poluição por plásticos. De fato, o rápido desenvolvimento econômico e o crescimento populacional, juntamente com a crescente indústria do turismo em muitos países da Ásia Ocidental, levaram a uma maior urbanização e industrialização, e resultaram num aumento do consumismo e da utilização de plásticos descartáveis. Isso resultou em um aumento no consumo de plásticos descartáveis, que acabaram em aterros, rios e oceanos.

Embora os países da Ásia Ocidental enfrentem atualmente desafios na gestão dos resíduos plásticos e da poluição, também estão a tomar medidas ativas para resolver o problema. É necessário um esforço mais concertado para fazer a transição para uma economia circular dos plásticos, melhorar as infraestruturas de gestão de resíduos, promover iniciativas de reciclagem e sensibilizar a população para os impactos ambientais e na saúde dos resíduos plásticos.

O escritório regional do PNUA para a Ásia Ocidental apresentou as conclusões de um estudo sobre a poluição plástica na região, o seu impacto e possíveis soluções sustentáveis.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.