A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Proibições de sacolas plásticas nos EUA reduziram o uso em bilhões, segundo estudo

A proibição de sacolas plásticas incentiva o uso de sacolas reutilizáveis e aumenta a conscientização pública sobre a poluição plástica.

 
 

22/02/2024 – Um novo relatório das organizações sem fins lucrativos Environment America, do US Public Interest Research Group Education Fund e do Frontier Group descobriu que as proibições de sacos de plástico nos EUA já reduziram o número de sacos utilizados em milhares de milhões.

O relatório, “ Plastic Bag Bans Work ”, descobriu que as proibições em três estados – Nova Jersey, Filadélfia e Vermont – e duas cidades, Portland, Oregon e Santa Bárbara, Califórnia, reduziram o número de sacolas plásticas descartáveis usadas a cada ano. em cerca de 6 mil milhões. Segundo a Environment America, o número de sacolas salvas poderia dar a volta ao planeta 42 vezes.

Além disso, as descobertas sugeriram que a proibição de sacolas plásticas poderia reduzir o uso de sacolas plásticas descartáveis, em cerca de 300 sacolas por pessoa a cada ano, uma vez adotada.

De acordo com o relatório, mais de 500 municípios em 28 estados tinham legislação sobre sacolas plásticas em vigor em 2021. Além disso, 12 estados proibiram sacolas plásticas descartáveis: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Maine, Nova Jersey, Nova York , Oregon, Rhode Island, Vermont e Washington. As proibições em todo o estado no Colorado e Rhode Island entraram em vigor no início de 2024.

“O resultado final é que a proibição de sacolas plásticas funciona”, disse Faran Savitz, defensor do desperdício zero do PennEnvironment Research & Policy Center, em um comunicado . “Milhões de habitantes da Pensilvânia perceberam que é fácil viver sem sacolas plásticas e se acostumaram a trazer uma sacola de casa ou pular uma sacola quando podem. Isso significa menos desperdício e menos lixo. Para que nossos filhos herdem uma terra menos poluída, é exatamente disso que precisamos.”

Reprodução/Pixabay

 



Mas o relatório delineou algumas queixas, incluindo o fato de as empresas terem utilizado lacunas, substituindo sacos de plástico finos e descartáveis por sacos de plástico mais grossos rotulados como recicláveis em alguns locais com legislação que permite a substituição de sacos por sacos mais grossos e recicláveis (mas ainda de plástico). Por exemplo, o relatório observou que a Califórnia proibiu as sacolas plásticas em 2016, embora ainda permitisse sacolas plásticas grossas e recicláveis por uma taxa de 10 centavos. Seguindo essa legislação, o peso das sacolas plásticas utilizadas e descartadas por pessoa aumentou.

Algumas áreas também trocaram as sacolas plásticas por sacolas de papel, que ainda são sacolas descartáveis, com ou sem cobrança de taxa. Quando cobrada uma taxa mínima de 10 centavos por sacola, os compradores em Mountain View, Califórnia, observaram um declínio no uso de sacolas de papel. Mas os compradores na Filadélfia usaram sacolas de papel a uma taxa aumentada de 157% em meio à proibição das sacolas plásticas, quando as sacolas de papel estavam disponíveis para uso gratuitamente.

“A intenção dessas leis não é mudar de uma sacola descartável para outra sacola descartável”, disse Celeste Meiffren-Swango, coautora do relatório e diretora de campanha do Centro de Pesquisa e Política da América Ambiental. Grão. “O papel tem seu próprio impacto ambiental.”

Como tal, os autores do relatório concluíram que os decisores políticos devem implementar proibições bem concebidas de sacos de plástico que não promovam a utilização de quaisquer sacos de plástico descartáveis, incluindo os rotulados como recicláveis, bem como cobrar uma taxa pela utilização de sacos de papel para, em vez disso, incentivar o uso de sacolas reutilizáveis.

Os compradores que vivem em áreas com proibições existentes podem calcular o impacto das proibições locais de sacolas plásticas com a Calculadora de Economia de Sacos da Environment America.

Do World Economic Forum
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.