A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Plástico no oceano: fatos, efeitos e novas regras da EU

Descubra os principais fatos sobre o plástico nos oceanos, descubra também o seu impacto e como a UE está a agir para reduzir o lixo plástico nos mares.

 
 

29/02/2024 – Os resultados da atual cultura do plástico descartável e descartável podem ser vistos nas costas marítimas e nos oceanos de todo o mundo. Os resíduos plásticos estão a poluir cada vez mais os oceanos e, segundo uma estimativa, em 2050 os oceanos poderão conter mais plástico do que peixes, em peso.

Os plásticos são uma das sete áreas consideradas cruciais pela Comissão Europeia para alcançar uma economia circular na UE até 2050 Além da Estratégia Europeia para os Plásticos numa Economia Circular, que eliminaria gradualmente a utilização de microplásticos, a Comissão deverá apresentar mais propostas para abordar os resíduos de plástico, incluindo os microplásticos, ainda este ano.

As regras da UE, adotadas pelos euro deputados em 27 de março de 2019, combatem a perda de artes de pesca e os 10 produtos de plástico descartáveis mais encontrados nas costas europeias. Juntos, estes dois grupos representam 70% do lixo marinho. Estas novas regras também foram aprovadas pelo Conselho em maio de 2019.


Problema

O plástico não apenas bagunça as praias, mas também prejudica os animais marinhos que se enroscam em pedaços maiores e confundem pedaços menores com comida. A ingestão de partículas de plástico pode impedi-los de digerir alimentos normais e pode atrair poluentes químicos tóxicos para os seus organismos.

Os humanos comem plástico ao longo da cadeia alimentar. Não se sabe como isso afeta sua saúde.

Reprodução/Pixabay

 



O lixo marinho causa perdas econômicas para os setores e comunidades dependentes do mar, mas também para os fabricantes: apenas cerca de 5% do valor das embalagens de plástico permanece na economia – o resto é literalmente descartado, mostrando a necessidade de uma abordagem mais centrada na reciclagem e reutilizando materiais.


Proibição da UE de plásticos únicos

A maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico chegue ao oceano.

Os artigos de plástico descartáveis são o maior grupo de resíduos encontrado nas costas marítimas: produtos como talheres de plástico, garrafas de bebidas, pontas de cigarro ou cotonetes constituem quase metade de todo o lixo marinho.
Para resolver este problema, a UE implementou uma proibição total de artigos de plástico descartáveis para os quais já existem alternativas noutros materiais: cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas e bastões de balão. Os euro deputados também acrescentaram à lista produtos de plástico oxodegradáveis e embalagens de fast food feitas de poliestireno.

Uma série de outras medidas foi aprovada:

Responsabilidade alargada do produtor, especialmente para as empresas tabaqueiras, a fim de reforçar a aplicação do princípio do poluidor-pagador. Este novo regime aplicar-se-á também às artes de pesca, para garantir que os fabricantes, e não os pescadores suportam os custos de recolha das redes perdidas no mar.

Meta de recolha de 90% até 2029 para garrafas de bebidas (por exemplo, através de sistemas de reembolso de depósitos)
Uma meta de 25% para conteúdo reciclado em garrafas plásticas até 2025 e 30% até 2030
Requisitos de rotulagem para produtos de tabaco com filtros, copos plásticos, absorventes higiênicos e lenços umedecidos para alertar os usuários sobre seu descarte correto.

Sensibilização

No caso das artes de pesca, que representam 27% do lixo marinho, os produtores teriam de cobrir os custos da gestão dos resíduos provenientes dos meios portuários de recepção. Os países da UE também devem recolher pelo menos 50% das artes de pesca perdidas por ano e reciclar 15% delas até 2025.

Impacto do lixo marinho nas pescas

Numa resolução adotada em 25 de março , o Parlamento Europeu apela à adoção urgente de medidas para reduzir o lixo marinho, incluindo mais restrições aos plásticos de utilização única e aumentando a utilização de materiais produzidos de forma sustentável e concebidos para artes de pesca.

Os euro deputados sublinharam a forma como os resíduos marinhos prejudicam os ecossistemas e os consumidores, bem como as atividades pesqueiras e os pescadores.
Os resíduos da pesca e da aquicultura representam 27% dos resíduos marinhos. Para combater o fenômeno das «artes fantasmas» (que é a perda de artes de pesca no mar), os euro deputados pretendem o mapeamento, a elaboração de relatórios e o acompanhamento, bem como o investimento em investigação e inovação para desenvolver equipamentos de pesca ecológicos. Apelam também à Comissão para que proponha a eliminação progressiva dos recipientes e embalagens de poliestireno expandido dos produtos da pesca, bem como de todo o plástico e embalagens desnecessários em geral.

Os euro deputados também pretendem ver uma visão marítima reforçada no Pacto Ecológico Europeu, na Estratégia de Biodiversidade e na Estratégia do Prado ao Prato e apelam à Comissão para que acelere o desenvolvimento de uma economia circular no setor das pescas e da aquicultura.

Do European Parliament
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.