A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Lei histórica sobre poluição por plástico da Califórnia avança

Estado quer mudanças até 2032

 
 

28/03/2024 – Comunicado de Imprensa - A Califórnia deu mais um passo na implementação da medida mais abrangente do país para combater o aumento dos resíduos plásticos que poluem as nossas comunidades e ecossistemas. Os resíduos plásticos são um dos principais contribuintes para o clima e a poluição por lixo, com menos de 9% do plástico reciclado na Califórnia e no resto dos EUA.

O governador Gavin Newsom assinou a Lei de Prevenção da Poluição Plástica e Responsabilidade do Produtor de Embalagens (SB 54) em 2022, que exige que os produtores reduzam os resíduos de plástico descartáveis e garantam que as embalagens dos produtos que vendem sejam recicláveis ou compostáveis. O estado divulgou hoje um projeto de regulamentação para a medida, dando início ao processo formal de regulamentação.

“Durante demasiado tempo, os poluidores do plástico passaram a responsabilidade sobre o crescente fardo dos resíduos plásticos que contaminam o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que comemos”, disse o Governador Newsom . “A Califórnia está liderando o caminho para responsabilizar os produtores, impulsionar a inovação sustentável e empregos verdes e apoiar as comunidades mais impactadas. Temos que agir agora, com urgência, para dar aos nossos filhos um futuro sem poluição plástica.”

Reprodução/Pixabay

 



Esta lei histórica exige que, até 2032, a indústria:

• Venda 25% menos embalagens plásticas e utensílios alimentícios descartáveis no estado.
• Torne todas as embalagens descartáveis e utensílios plásticos para alimentos recicláveis ou compostáveis.
• Reciclar 65% das embalagens plásticas e utensílios alimentares descartáveis.
Além disso, a lei cria um fundo que irá angariar 5 mil milhões de dólares dos membros da indústria para serem utilizados pelo Estado para combater a poluição plástica nas comunidades mais afetadas.

A mudança inovadora na forma como produzimos e consumimos plástico criará milhares de empregos. CalRecycle agora está aceitando inscrições para US$ 40 milhões em subsídios de tecnologia de inovação de resgate, além de US$ 15 milhões em subsídios de desenvolvimento de força de trabalho lançados este ano para construir o futuro da reciclagem na Califórnia.
O estado também promoverá o desenvolvimento da força de trabalho neste espaço através do California Jobs First Council , que inclui um foco na economia circular, entre outros setores para o crescimento futuro, como parte da estratégia da Califórnia para preparar estudantes e trabalhadores para carreiras bem remuneradas e para o força de trabalho de amanhã.

Do Governo da Califórnia/CalRecycle
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.