A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

A grande maioria da população ingere produtos químicos plásticos tóxicos não regulamentados

Em torno de 4.200 produtos químicos plásticos são nocivos à saúde humana e ao meio ambiente

 
 

13/08/2024 – Cada vez mais, pesquisadores vêm realizando estudos que demonstram que os plásticos e produtos químicos utilizados na sua fabricação podem causar muitos danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Pesquisas realizadas pelo projeto do Relatório PlastChem buscaram identificar e caracterizar os produtos químicos presentes nos plásticos, a partir de dados de agências ambientais de todo o mundo. Dados preliminares indicam que existem pelo menos 16.000 produtos químicos plásticos diferentes, sendo que destes, 4.200 são classificados como nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, e considerados altamente perigosos; destes, 3.600 não são regulamentados.

A importância da padronização
O relatório enfatiza justamente a necessidade da sistematização dos dados sobre os produtos químicos, com foco naqueles que possam causar danos à saúde e ao meio ambiente, para que agências reguladoras de todo o mundo possam utilizar esses dados.

Conforme Martin Wagner, um dos autores do estudo, a toxicidade foi um dos dados mais importantes para a classificação dos produtos químicos, já que alguns desses produtos podem ser cancerígenos ou mutagênicos, além de tóxicos para a reprodução humana. A toxicidade é um dado abrangente. Alguns tóxicos fazem mal a órgãos específicos, como o fígado, órgão responsável pela absorção de substâncias tóxicas. Dos produtos listados como preocupantes, a maioria era classificada como persistente, ou seja, não se degrada facilmente no meio ambiente, e são bioacumulativos, acumulando-se no corpo ao longo do tempo.

Reprodução/Pixabay

 



A indústria do plástico costuma criticar esses estudos, pois diz que eles não são específicos o suficiente, não demonstrando associação entre causa e efeito. Para tornar o estudo mais técnico foram extraídos dados de agências reguladoras de todo o mundo.

O método dos Estados Unidos
Em contraponto aos demais países, os Estados Unidos têm como método padrão de suas agências reguladoras a exigência de prova dos danos do produto químico individualmente. Essa metodologia é amplamente criticada, pois permite a alteração de pequenas moléculas da estrutura do produto químico, criando um ciclo infinito de testes.

O Relatório PlastChem sugere como metodologia principal o agrupamento de produtos químicos semelhantes em 15 classes, dentre as quais existem nomes conhecidos, como bisfenóis (BPA e seus descendentes); ftalatos; substâncias per e polifluoroalquil (PFAS); e parabenos (conservantes). Apesar de esse agrupamento englobar até 1.000 dos mais tóxicos produtos químicos, cerca de 2.600 não são regulamentados.

Ausência de Dados
O relatório frisa que, mesmo considerando os produtos químicos mais perigosos, existe uma carência de informações necessárias para estudar os danos ao corpo humano, à vida selvagem e ao meio ambiente. Por isso, a importância dos dados das agências de regulamentação de todo o mundo.


Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.