A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Os plásticos na indústria alimentícia

Diversos itens que consumimos diariamente contêm microplásticos

 
 

06/09/2024 – Pesquisas realizadas em testes com amostras alimentícias de proteínas animais e vegetais demonstraram que havia significativas taxas de microplásticos (pequenos fragmentos de polímero que podem variar de menos de 0,2 polegadas (5 milímetros) até 1/25.000 de polegada (1 micrômetro)) nestes alimentos.

Estes foram encontrados em alimentos como vegetais e frutas, através da absorção de microplásticos pelos seus sistemas radiculares, até caules, folhas, sementes e frutos.
Segundo os dados de inúmeros estudos realizados até hoje, é possível encontrar microplásticos em alimentos como:

- Sal grosso do Himalaia, sal preto e sal marinho;
- Açúcar;
- Saquinhos de chá;
- Arroz;
- Água engarrafada.

Os danos à saúde humana: A importância destas pesquisas se dá devido aos perigos dos nanoplásticos no corpo humano, já que estes invadem células, tecidos e órgãos individuais, depositando produtos químicos desreguladores endócrinos, como bisfenóis, ftalatos, retardadores de chama, substâncias per e polifluoradas, ou PFAS, e metais pesados.

Reprodução/Pixabay

 



Pesquisas recentes encontraram microplásticos em órgãos como pulmões, tecidos placentários maternos e fetais, leite materno e sangue. Um estudo realizado em março de 2004, demonstrou, por exemplo, que os microplásticos aumentavam as chances de ataques cardíacos ao se encontrarem nas artérias humanas.
Microplásticos em diferentes proteínas:

Inúmeras proteínas do ramo alimentício, como carne bovina, peito, nuggets de frango e até carne de porco, continham plástico. As proteínas menos contaminadas eram peito de frango, costeletas de porco e tofu.

Frutas e vegetais, e dados alarmantes: Apesar de saudáveis, conforme o estudo publicado na Environmental Science, as frutas e vegetais possuem entre 52.050 e 233.000 partículas de plástico abaixo de 10 micrômetros. Maçãs e cenouras eram as frutas e vegetais mais contaminados.

Plásticos em todo lugar: O número de plásticos no mundo aumenta a cada ano. De cerca de 16.000 produtos químicos plásticos, pelo menos 4.200 deles são considerados “altamente perigosos” para a saúde humana e o ambiente.

Reduzindo o plástico: Medidas simples podem reduzir a nossa exposição aos plásticos, como evitar as embalagens plásticas, usar roupas de materiais naturais, aquecer produtos no micro-ondas em embalagens não plásticas, entre outras.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.