A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Brasil implementa decreto que exige uso de plástico reciclado em embalagens e impulsiona a economia circular

Nova norma define metas para uso de material reciclado e valoriza a atuação dos catadores na cadeia de reciclagem

 
 

23/10/2025 – O governo federal publicou o Decreto do Plástico, que cria um sistema de logística reversa para embalagens plásticas e estabelece metas obrigatórias de uso de material reciclado pela indústria. A nova norma define responsabilidades para toda a cadeia produtiva e busca reduzir o descarte de plásticos, promovendo a economia circular. Assinado pelo presidente Lula, o decreto é fruto da parceria entre os ministérios do MDIC e do MMA, sendo considerado um marco regulatório 15 anos após a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A medida estabelece metas progressivas para o uso de plástico reciclado pós-consumo (PCR) nas embalagens: a partir de 2026, grandes empresas deverão utilizar no mínimo 22% de plástico reciclado, com aumento gradual até 40% em 2040, reforçando o compromisso com a economia circular.

O Decreto do Plástico estabelece metas de conteúdo reciclado para todos os tipos de embalagens — primárias, secundárias e terciárias — abrangendo toda a cadeia produtiva. Setores com exigências sanitárias específicas, como alimentos, medicamentos e agrotóxicos, ficam fora da obrigatoriedade. A norma também reforça a valorização de catadores, priorizando cooperativas em parcerias com empresas e reconhecendo seu papel fundamental na cadeia da reciclagem.

Reprodução/Pixabay

 



O Decreto do Plástico detalha instrumentos para a implementação da logística reversa, como pontos de entrega voluntária, unidades de triagem, campanhas de coleta e certificados de crédito de reciclagem. Empresas deverão também realizar ações educativas e divulgar seus resultados.

O Decreto do Plástico deve estimular o mercado de plástico reciclado e contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Estudo aponta que, com 10% de adesão ao uso de plástico reciclado (PCR), o Brasil pode evitar o descarte de 100 mil toneladas de plástico e reduzir 213 mil toneladas de CO2 por ano. O governo também planeja novos decretos por tipo de material, como o do papel, reforçando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a transição para uma economia circular e de baixo carbono.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.