A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Cientistas dizem ter criado esponja que absorve 99,9% dos microplásticos

Pesquisadores da China afirmam ter encontrado uma solução para este tipo de poluição plástica

 
 

29/10/2025 – Cientistas da Universidade de Wuhan desenvolveram uma esponja feita de algodão e osso de lula, que se mostrou eficaz na remoção de microplásticos, absorvendo até 99,9% deles em amostras de água na China. Testada em diferentes ambientes, como canais de irrigação, lagos e água do mar, a esponja foi capaz de remover de 95% a 98% do plástico após cinco ciclos, destacando sua reutilização notável. A esponja é composta por quitina, extraída do osso de lula, e celulose de algodão, materiais conhecidos por suas propriedades anti-poluição.

Os pesquisadores destacam que a esponja de algodão e osso de lula é uma solução escalável, o que a torna promissora, já que outras tecnologias de filtragem de microplásticos não conseguiram ser ampliadas com sucesso. Além disso, é mais econômica do que as alternativas, com matérias-primas acessíveis e equipamentos de produção, como secadores por congelamento e agitadores mecânicos, facilmente disponíveis. A capacidade de absorção também não foi afetada por outros poluentes, o que resolve um problema comum encontrado em estudos anteriores.

Reprodução/Pixabay

 



Se a escalabilidade for confirmada, o filtro de microplásticos pode ajudar a enfrentar uma das maiores crises de saúde pública, já que microplásticos têm sido detectados em amostras de água ao redor do mundo, representando uma ameaça à saúde humana e animal. Estima-se que uma pessoa ingira cerca de 4.000 partículas plásticas por ano da água potável, com esses materiais encontrados até em nuvens e no fundo do oceano. Se os testes em larga escala forem bem-sucedidos, os pesquisadores acreditam que poderão desenvolver um modelo industrial nos próximos anos, que poderia ser usado em sistemas de filtração domésticos, municipais ou até em máquinas de lavar roupas e lava-louças.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.