A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Frutas coloridas podem reduzir danos ao corpo causados por microplástico, diz estudo

Antioxidantes de flores e frutas podem ajudar no combate a contaminação do corpo humano

 
 

17/11/2025 – Uma pesquisa da Rede de Alimentos e Saúde Finlândia-China investigou os efeitos das antocianinas, antioxidantes naturais presentes em frutas e flores, contra os danos causados pelos microplásticos no sistema reprodutivo. O estudo sugeriu que essas substâncias podem combater problemas como a redução de hormônios (testosterona e estrogênio), diminuição da contagem e qualidade do esperma, disfunção erétil e danos nos ovários, associados à exposição ao plástico.

Os autores de um artigo publicado no PMC PubMed Central destacaram que a pesquisa está em andamento para encontrar compostos naturais que neutralizem os efeitos nocivos dos microplásticos. As antocianinas, substâncias encontradas em certos alimentos, estão se mostrando como candidatas promissoras, com potencial para proteger contra a toxicidade reprodutiva induzida por esses microplásticos.

Reprodução/Pixabay

 



O estudo revelou que camundongos machos expostos a microplásticos e tratados com antocianinas apresentaram melhorias na qualidade do esperma, como aumento na contagem e motilidade, além de redução dos danos testiculares. O composto também protegeu as células de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona. Em fêmeas, o tratamento com antocianinas resultou em proteção do tecido ovariano e normalização dos níveis de estrogênio, ajudando a preservar a função ovariana e potencialmente manter a fertilidade, destacando seu potencial terapêutico para danos ovarianos.

Os microplásticos são pequenos pedaços de plástico, que podem ser adicionados intencionalmente a produtos ou resultar da decomposição de plásticos maiores. Contêm substâncias químicas, como BPA, ftalatos e PFAs, que apresentam sérios riscos à saúde, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e problemas reprodutivos, endócrinos e neurológicos. Pesquisas já detectaram a presença dessas partículas em diversas partes do corpo humano, como cérebro, pulmões, intestino, testículos, sêmen, sangue, tecido ovariano, placentas e leite materno.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.