Conheça algumas iniciativas para mitigar e excluir o plástico do planeta.
Empresas, governos, organizações, instituições de pesquisa e sociedade civil em movimento.

 

 
 
 
+AÇÕES
 
Corte da produção de plástico é vetado em cúpula da ONU
Reunião termina sem acordo sobre reduções globais na indústria
 
Em 2022, em Nairobi, Quênia, mais de 170 países membros da ONU chegaram a um consenso sobre o plástico depois de três reuniões que começaram em 2022, no Uruguai.
 
GAHSO atua em ações socioambientais no
Quênia
Conheça algumas ações da Organização signatária do Plastic no Thanks
 
Recolhimento de resíduos alimentares no mercado de Kibuye, cidade de Ruanda, na África. Em seguida, compostagem para fazer composto orgânico e criar uma hortaque produzirá alimentos.
 
 
 
 
 
             
             
Mar Sem Fim: USP encontram lixo no mar profundo brasileiro
Pesquisa Deep-Ocean, financiado pela Fapesp
 
Pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) queriam estudar a vida marinha em locais profundos do oceano, utilizando uma rede de pesca para coletar material de 200 a 1.500 metros de profundidade.
 
Mar Sem Fim: ONU discute nosso vício do plástico e acordo vinculativo
Negociadores de 175 países reúnem-se para a quarta rodada de negociações
 
O Comitê reuniu-se anteriormente para negociações em dezembro de 2022 no Uruguai; em maio de 2023 na França, e em novembro de 2023 no Quênia. Chegou a hora afinal?
 
Mar Sem Fim: Praias brasileiras repletas de microplásticos, diz estudo
Estudo sobre a poluição dos mares por microplásticos.
 
Diversas universidades brasileiras estão conduzindo um estudo sobre a poluição dos mares por microplásticos. O Projeto MicroMar, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), está coordenando essa iniciativa.
 
             
             
Mar Sem Fim: Fracassa acordo global sobre poluição de plástico
Negociadores se reuniram na sede do PNUMA-ONU
 
A crescente ideia de um tratado internacional sobre plásticos, semelhante ao Acordo de Paris, tem ganhado ímpeto, como demonstrado em matérias anteriores, e entrou na agenda da ONU desde 2012.
 
Powering Young Initiatives realiza ações ambientais na Zâmbia
Conheça algumas atividades da ONG signatária do Plastic no Thanks
 
Powering Young Initiatives é uma organização focada em jovens e crianças, com foco em Ação contra Mudanças Climáticas, governança e inclusão de jovens e crianças, Direitos de Saúde Reprodutiva e Desenvolvimento Empresarial Eco-Inclusivo.
 
Mar Sem Fim: Microplástico dos oceanos agora no cérebro humano
Chove microplástico no mundo. Aumento no registro dos resíduos
 
Microplásticos estão presentes em diversos aspectos da nossa vida cotidiana, incluindo o sal de mesa, água engarrafada e até na água das chuvas, desse modo, também afetam a vida marinha.
 
             
             
Mar Sem Fim: Coca-Cola, maior poluidora de plástico do Reino Unido
Iniciativa se une a esforços internacionais para mitigação a poluição por plástico
 
A Coca-Cola é um fenômeno. Uma empresa americana de bebidas que começou com uma única receita de refrigerante. Cento e trinta anos depois, é uma das maiores empresas do mundo, entregando centenas de marcas em mais de 200 países e territórios.
 
Conheça as iniciativas da Prithvi Innovations, na Índia
Juntos vamos criar ambientes mais limpos, verdes, saudáveis, felizes e pacíficos.
 
Este programa está repleto de pequenos atos verdes simples, estimulantes, envolventes, capacitadores, de compreensão e tratamento dos resíduos domésticos com respeito e sensibilidade para os catadores, para que todos os recursos sejam utilizados de forma otimizada e descartados de maneira sustentável
 
Mar Sem Fim: Bali, Indonésia, ‘paraíso’ ou depósito de lixo?
Um dos vícios da indústria do turismo é batizar parte dos litorais como ‘paraíso’
 
Uma das regiões que recebeu esta alcunha é a ilha de Bali, Indonésia; na verdade, hoje, um ‘paraíso’ de lixo plástico. Até um ícone do jornalismo mundial como a National Geographic ainda utiliza o adjetivo, mesmo ao publicar matéria que mostra como Bali se transfigurou nos últimos tempos.
 
             
             
Sustentabilidade ganha espaço na tatuagem
x
No Brasil, por ano, são lançados 3,44 milhões de toneladas de plástico no mar
 
A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante na sociedade atual. Com o aumento da população e o consequente aumento do consumo, é fundamental pensar em formas de utilizar os recursos naturais de maneira consciente, preservando o meio ambiente para as gerações futuras.
 
O árduo trabalho da Yced-Ntungamo em Uganda
x
Os desafios do Youth Concerns on Environment and Development
 
Conheça um pouco do trabalho da Youth Concerns on Environment and Development no combate e na mitigação da poluição por plástico em Kampala, Uganda.
 
A poluição por balões ameaça a vida marinha
x
Conheça a campanha da Ocean Conservation Society
 
Quando lançamos balões no céu para celebrar ocasiões especiais, podemos esquecer que eles eventualmente murcham e acabam em riachos, rios e no oceano.
 
             
             
Escolas de Ubatuba participam da Semana da Compostagem
Secretaria de Educação trabalha temas ambientais
 
Foram realizadas ações em diversas unidades da Rede Municipal de Ensino, como EM Tancredo, EM Manoel Inocêncio, EM Honor Figueira e CEMPRI, com o intuito de conscientizar as crianças e professores sobre os benefícios da compostagem e boas práticas alimentares.
 
Mar Sem Fim: Grande mancha de lixo do Pacífico forma ecossistema
A grande mancha de lixo do Pacífico está se tornando um ecossistema próprio
 
O estudo foi publicado na Nature, Econolgy&Evolution em abril de 2023. ‘Mostramos que o alto-mar é colonizado por uma diversidade de espécies costeiras, que sobrevivem e se reproduzem em mar aberto, contribuindo fortemente para a composição de sua comunidade flutuante.
 
Mar Sem Fim: Moluscos de Santa Catarina contaminados
Moluscos de Santa Catarina contaminados com plástico
 
Segundo a Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Itajaí, ‘um projeto de pesquisa que está sendo realizado no Câmpus Itajaí identificou a presença de microplásticos em moluscos como ostras e mariscos.’
 
             
             
Mar Sem Fim: Plásticos nos oceanos, aumento rápido e sem precedentes
Aumento do plástico nos oceanos de 2,6 vezes até 2040
 
Um novo estudo sobre plásticos nos oceanos trouxe novidades alarmantes. O trabalho foi publicado na revista Plos One, em março de 2023. A repercussão é imensa.
 
IWC: Campanhas de redução e reutilização
x
Plataforma Internacional de Resíduos
 
O consumo e a produção mundiais dependem do uso do ambiente e dos recursos naturais de uma forma que continua a ter impactos destrutivos no planeta.
 
Ecophalt: Programa ECOKIDS Composta
x
Ações diretas com os ODS-ONU
 
A ECOPHALT é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, com sede em Praia Grande/SP, criada pela defesa e conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.
 
             
             
Mar Sem Fim: Ilha da Trindade, achadas rochas formadas por plástico
Um arquipélago em meio ao Atlântico Sul
x
 
Ela é parte do arquipélago Trindade e Martim Vaz. De formação vulcânica, a ilha emerge no meio de um mar de cor azul arroxeado, típico das profundidades abissais, como um enorme paredão de 600 m. Estive lá três vezes e afirmo com segurança: a ilha é de uma beleza fora de série, uma beleza dramática.
 
ICENECDEV realiza ações de coleta de lixo na costa de Camarões
Centro Internacional de Educação Ambiental e Desenvolvimento
 
Instituição situada na cidade de Buéa, localizada na região sudoeste de Camarões, desenvolve ações de educação ambiental e cidadania. O ICENECDEV - Centro Internacional de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário atua diretamente na limpeza de praias.
 
Unwaste.io: Um acordo mais justo para os catadores
Como estamos testando uma abordagem para catadores de lixo de baixa renda
 
A poluição plástica é um problema altamente visível e crítico tanto para a população quanto para o meio ambiente. Os resíduos plásticos, se não forem recolhidos, encontram o seu caminho para o oceano através dos cursos de água que fluem da cidade até ao mar.
 
             
             
Mar Sem Fim: Microplásticos triplicam no Mediterrâneo
Estudo publicado na Environmental Science and Technology
 
Antes de mais nada, se houve multiplicação no Mediterrâneo é muito provável que o mesmo tenha acontecido nos outros oceanos, embora, possivelmente, em quantidade menor.
 
Mobilização contra poluição por plástico na Costa do Marfim
Unival Plast realiza ação na Semana do Meio Ambiente
 
Cerca de quarenta e cinco pessoas entre mulheres e jovens participam de ação socioambiental para sensibilização sobre poluição plástica na Costa do Marfim.
 
Mar Sem Fim: Lixo nas praias aumenta no verão
x
Todo verão, ano após ano, as cenas se repetem.
 
O brasileiro adora as praias, e quem pode aproveita o verão para matar as saudades. Em compensação, o acúmulo de lixo cresce assustadoramente mesmo com toda a informação disponível. Reflexo infeliz do fracasso da educação no País.
 
             
             
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se à iniciativa.   Conte sua história! Fale para a gente o que você faz para reduzir o consumo de plástico.
     
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.