A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

O que falta para o gerenciamento dos plásticos na Europa

EEA: A parte que faltava no quebra-cabeça do plástico

 
 

19/12/2022 – Gerenciando plásticos não embalados em fluxos de resíduos europeus - a parte que faltava no quebra-cabeça do plástico - O plástico é utilizado de várias formas e em grandes quantidades em toda a Europa. As preocupações ambientais fazem deste um foco chave para a política. Atualmente, a maioria das ações políticas se concentra em embalagens plásticas, embora uma grande proporção de plásticos seja usada para aplicações não relacionadas à embalagem, como construção, móveis e eletrônicos de consumo. São necessários relatórios aprimorados sobre os fluxos de plásticos não relacionados a embalagens para informar o desenvolvimento de políticas e medidas eficazes que visem esse fluxo significativo de resíduos e aumentem a eficiência dos recursos, em consonância com os objetivos do plano de ação para a economia circular.

• Os plásticos desempenham um papel essencial na sociedade moderna, mas seu uso ineficiente ou desnecessário tem impactos significativos no meio ambiente e no clima.
• A utilização de plásticos que não sejam embalagens, por exemplo, na construção, mobiliário e eletrônica de consumo, representa a maior parte do consumo europeu de plástico. Estimativas recentes sugerem que aplicações não relacionadas a embalagens podem representar até 74% do consumo, mas poucas políticas ou iniciativas visam diretamente os plásticos não relacionados a embalagens.
• A reciclagem de plásticos que não sejam embalagens apresenta desafios adicionais, devido a fatores como materiais misturados em produtos complexos e a presença potencial de aditivos que são perigosos ou podem impedir a reutilização econômica de materiais.
• Os dados sobre fluxos de plástico não relacionados a embalagens permanecem limitados tanto a nível nacional quanto da UE. Alguns dados estão disponíveis na indústria de plástico da Europa, mas a quantidade de plástico importado como parte de produtos manufaturados não é clara.
• Rastreabilidade aprimorada e dados padronizados são necessários para informar novas políticas que abordam os plásticos que não são embalagens e apoiam o melhor gerenciamento desses materiais. Isso ajudaria a alcançar ambições plásticas circulares e reduzir os impactos ambientais.

Plásticos sem embalagem
Os produtos que contêm plástico são onipresentes em toda a sociedade. O termo 'plástico sem embalagem' refere-se a uma gama diversificada de materiais usados para produzir uma ampla variedade de produtos. Esses itens podem ser feitos apenas de plástico, plásticos simples ou mistos, ou podem ser feitos de vários materiais, incluindo plásticos que são combinados para formar um produto complexo. Aplicações de plásticos que não são embalagens incluem uso a longo prazo em edifícios e veículos; itens de uso diário, como telefones celulares e equipamentos esportivos; e produtos descartáveis de baixo custo, como fraldas e escovas de dente. Esses produtos são produzidos na Europa ou fabricados em outro lugar e importados para uso na Europa.

Reprodução/Pixabay

Veja a publicação completa.



Os plásticos que não são embalagens fazem parte de um sistema de produtos altamente complexo, abrangendo muitos setores, categorias de produtos e movimentos de comércio internacional. Isso apresenta desafios significativos para entender e gerenciar os fluxos de materiais de plásticos usados em aplicações não relacionadas a embalagens.

Produzido principalmente a partir de combustíveis fósseis, a fabricação de plásticos utiliza uma quantidade substancial de recursos naturais e é uma fonte significativa de emissões globais de carbono. Além disso, a durabilidade inerente dos plásticos significa que os itens descartados permanecem no meio ambiente por gerações. Os impactos ambientais dos plásticos descartados incluem lixo, lixiviação de componentes tóxicos e a contaminação dos ecossistemas e da cadeia alimentar com microplásticos. Abordar a cadeia de valor do plástico é, portanto, uma área prioritária para a economia circular. Atenção especial deve ser dada para evitar a produção e consumo desnecessários de plásticos e para mitigar os impactos ambientais desses materiais no final da vida útil do produto.

Muitos tipos diferentes de plásticos (polímeros) são rotineiramente usados para aplicações não relacionadas a embalagens. Plásticos de commodities básicos são produzidos em grandes volumes, a preços baixos. Eles representam os plásticos mais amplamente utilizados e incluem materiais comuns como polietileno, polipropileno e cloreto de polivinila. Esses plásticos são comparativamente fáceis de reciclar, uma vez que um fluxo constante de resíduos segregados está disponível.

Os plásticos de engenharia especializados têm preços mais altos e são produzidos em volumes menores para aplicações em que é necessário alto desempenho, como pára-choques e esquis de automóveis. Os polímeros termofixos são extremamente fortes e duráveis e são usados em aplicações exigentes, como pás de turbinas eólicas e fuselagens. Esses tipos de polímeros complexos e técnicos geralmente são difíceis de reciclar, pois muitas vezes não podem ser remodelados quando aquecidos e podem conter uma mistura de materiais difíceis de separar.

Consumo europeu
Fontes da indústria relatam que a demanda de plástico para a UE27+3 [1] foi de 50 milhões de toneladas em 2021. Desse total, 39% é usado para embalagens. Os 61% restantes estão divididos em construção civil (21%), indústria automotiva (9%), equipamentos elétricos e eletrônicos (7%), utilidades domésticas (4%), agricultura (3%) e 'outros' ( 17%) (Plásticos Europa, 2022). Muitos tipos diferentes de plásticos (polímeros) são usados pela indústria e, conforme ilustrado na Figura 2, as aplicações fora da embalagem dominam a demanda por três dos seis tipos de plásticos mais comuns: cloreto de polivinila, polipropileno e poliestireno.


As estatísticas sobre a atividade de processamento da indústria de plástico da Europa são muitas vezes consideradas como indicativas do nível de consumo de plástico na Europa. Este não é, no entanto, o caso, uma vez que estes dados se referem às demandas de matérias-primas dos conversores europeus de plástico e não cobrem todos os plásticos colocados nos mercados europeus, particularmente plásticos usados em têxteis ou que fazem parte de produtos importados. Além disso, os plásticos produzidos na Europa podem ser incorporados em mercadorias exportadas, que não são colocadas no mercado europeu.

Em consonância com o desenvolvimento projetado dos padrões de consumo, espera-se que a demanda por produtos manufaturados continue a aumentar na maioria dos setores. Esses produtos conterão componentes de plástico e, portanto, levarão ao aumento do consumo de plásticos em aplicações que não sejam de embalagem. Além disso, a pressão dos formuladores de políticas e do público provavelmente levará a uma diminuição no volume de embalagens plásticas - por meio da substituição de materiais e embalagens reutilizáveis. A influência combinada dessas mudanças sugere que a proporção de plástico associado a aplicações não relacionadas a embalagens no fluxo total de plástico pode se tornar ainda maior nos próximos anos.

Determinar exatamente quanto plástico é consumido na Europa é claramente complicado. O pacote de Economia Circular de 2022 proposto pela Comissão Europeia estima que 60% dos plásticos são usados em aplicações não relacionadas a embalagens (Comissão Europeia, 2022), enquanto modelagem detalhada recente concluiu que 74% de todo o plástico consumido foi usado em aplicações não relacionadas a embalagens ( Hsu et al., 2021).


Gestão de resíduos
Os produtos plásticos sem embalagem geralmente têm uma vida útil significativamente mais longa do que os produtos embalados. Por exemplo, enquanto a vida útil das embalagens plásticas geralmente é de apenas semanas ou meses, os plásticos usados em veículos, prédios e utensílios domésticos podem permanecer em uso por décadas. Isso significa que o 'estoque' de plástico em ambientes comerciais e domésticos está aumentando constantemente. A Material Economics (2022) estima que o 'plástico em stock' europeu ascende a cerca de 550 milhões de toneladas. Isso também significa que os plásticos não embalados, embora representem até 74% da demanda, representam apenas 40% dos resíduos plásticos anuais.


Como fica evidente na Figura 3, as taxas de coleta de resíduos plásticos da maioria das fontes não relacionadas a embalagens são mais baixas do que as taxas de coleta de resíduos do setor de embalagens. É provável que isso seja o resultado da vida útil mais longa dos itens não embalados, o que leva ao acúmulo em residências e empresas de estoques de plástico não embalados - incluindo produtos em uso e aqueles que não são mais usados, mas mantidos em armazenar. Além disso, muitos itens fora da embalagem contêm misturas complexas de tipos de polímeros, muitas vezes em combinação com outros materiais. Isso dificulta sua segregação quando descartados e faz com que sejam frequentemente incluídos em resíduos mistos enviados para aterro ou para valorização energética.


Plano de fundo da política
O progresso para aumentar as taxas de reciclagem de resíduos de embalagens ultrapassou o progresso na melhoria das taxas de reciclagem do total de resíduos gerados. A AEA observou que isso reflete a importância de políticas fortes, incluindo metas de reciclagem, na promoção de melhorias na gestão de resíduos, já que esse fluxo de resíduos é visado pelo acervo da UE (EEA, 2021). Um exemplo dos resultados desse enfoque político são os esquemas de coleta bem estabelecidos para materiais de embalagem. Em comparação, os arranjos para a coleta separada de itens de plástico dos fluxos de resíduos domésticos e comerciais são menos desenvolvidos, o que contribui para taxas de reciclagem mais baixas. O Pacote de Economia Circular de 2022 inclui uma série de outras medidas para colocar o setor de embalagens no caminho da circularidade (CE, 2022). Espera-se que este importante passo provoque mudanças significativas em termos de redução do uso de materiais e aumento da reciclagem. Uma atenção semelhante sustentada e direcionada poderia transformar a gestão dos plásticos não-embalagens da Europa.

Nos últimos anos, várias ações políticas importantes abordaram os plásticos, identificando-os como uma questão prioritária no que diz respeito à ambição de fechar os ciclos de materiais e promover uma economia circular. Os principais documentos a esse respeito incluem o plano de ação para economia circular e uma estratégia europeia para plásticos em uma economia circular . Apesar disso, existem diferenças significativas entre as políticas para embalagens e plásticos não embalados, com uma direção política significativamente mais forte aparente para embalagens, incluindo esquemas de responsabilidade estendida do produtor, metas de reciclagem de materiais específicos e obrigações de relatórios.

Dos principais setores que usam plásticos que não são embalagens, os setores automotivo e eletrônico têm esquemas EPR obrigatórios, mas não metas de reciclagem específicas de materiais. O setor de construção tem metas de reciclagem, mas, novamente, elas não são específicas para materiais. Por fim, para os diversos setores domésticos e de lazer, a política ainda não tem como alvo o uso e descarte de itens e equipamentos plásticos usados nessas atividades.

Sem ações direcionadas, espera-se que a quantidade de resíduos plásticos não reciclados que não sejam embalagens aumente, e isso representará desafios significativos para as gerações futuras em termos de perda de recursos e vazamento no ambiente natural. Além disso, dada a longevidade geral desses plásticos, é essencial que as abordagens de design e produção sejam alteradas agora, para garantir a circularidade dos fluxos de materiais plásticos no futuro. Isso é particularmente relevante no contexto da promoção de fluxos de materiais limpos, de modo que a reciclagem não acarreta o risco de substâncias tóxicas serem recirculadas por meio de contaminantes herdados em materiais residuais.


Análise do país
Um número limitado de estudos de inventário está disponível sobre fluxos de plástico em nível nacional, embora esses dados estejam disponíveis na Alemanha, Holanda, Suécia e Suíça. Esses dados complementam os conjuntos de dados do Eurostat e de fontes da indústria, fornecendo estimativas das quantidades de plástico colocadas no mercado em cada país. Às vezes, eles também fornecem detalhes de fluxos de plástico para fluxos de produtos específicos, como móveis e brinquedos. Os métodos usados para calcular esses fluxos são variados e incluem o uso de modelagem, pesquisas e estatísticas comerciais. Inventários nacionais padronizados sobre fluxos de plástico de outros países ajudariam a construir uma melhor compreensão dos fluxos de materiais e fortalecer a implementação de políticas.

Desafios de dados
Atualmente, faltam informações sobre a magnitude geral do consumo de plástico e da geração de resíduos plásticos na Europa. Um problema é que os dados sobre consumo e desperdício de plástico na Europa são baseados na suposição de que o consumo é igual à demanda dos conversores europeus de plástico. Embora os dados da indústria forneçam informações valiosas sobre os níveis de atividade setorial e, portanto, sejam frequentemente usados para caracterizar o consumo europeu de plástico, esses números excluem o volume significativo de plástico usado em têxteis ou embutido em produtos importados de fora da UE.

As embalagens de plástico são o único fluxo de resíduos de plástico na UE controlado diretamente pela legislação. Sem surpresa, é também o fluxo de resíduos plásticos que está mais bem documentado. Faltam dados sobre os fluxos (resíduos) plásticos não-embalagens menos regulamentados. Isso dificulta o gerenciamento estratégico, uma vez que há menos evidências disponíveis para informar o desenvolvimento de políticas e monitorar os efeitos das intervenções. A falta de dados sobre plásticos não embalados também dificulta a tomada de decisões sobre investimentos em infraestrutura para o gerenciamento futuro de resíduos plásticos.

Para permitir análises comparativas e complementares do setor europeu de plásticos, uma metodologia padronizada deve ser desenvolvida para produzir um inventário de fluxos de plástico não-embalagem que se baseie em um conjunto diversificado de fontes de dados. A visão fornecida por tal inventário seria reforçada por melhores dados sobre os fluxos de produtos, inclusive sobre as grandes quantidades de plásticos embutidos em produtos importados para a UE e sobre os movimentos do mercado de reposição de plásticos não embalados.

Embora o estabelecimento de uma estrutura de relatórios para plásticos que não sejam embalagens exija investimentos e esforços significativos, os dados adicionais forneceriam a base para transformar o gerenciamento desse fluxo de material crítico, mas um tanto negligenciado. Isso estaria de acordo com as orientações políticas definidas pelo plano de ação para economia circular de 2020.

Atualmente, o atual foco regulatório e de monitoramento em embalagens negligencia uma fração significativa dos plásticos consumidos na Europa. Esta questão deve ser abordada se a Europa quiser gerenciar melhor os fluxos totais de plástico no contexto da transformação para uma economia circular. Fonte: EEA

Da Redação, com informações da EEA
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.