A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Caminhos para plásticos circulares na Europa

Exemplo de boas práticas de países, empresas e cidadãos

 
 

27/02/2023 – Publicado em 20 de fevereiro de 2023. Última modificação em 21 de fevereiro de 2023. Os plásticos desempenham um papel essencial na sociedade moderna. No entanto, sua cadeia de valor é atualmente insustentável, contribuindo para a geração de emissões que alteram o clima e aumentando o desperdício e a poluição. Reduzir esses impactos, mantendo a utilidade dos plásticos, requer uma mudança para um sistema de plásticos mais circular e sustentável. Essa mudança pode ser acelerada ampliando os exemplos de boas práticas e fazendo melhorias em toda a cadeia de valor do plástico.

Reprodução/Pixabay

Acesse o documento completo.



• Três caminhos podem levar a um sistema de plásticos mais circular e sustentável: uso mais inteligente , maior circularidade e material renovável . Exemplos de boas práticas para cada um desses caminhos foram encontrados em toda a Europa entre empresas, formuladores de políticas e cidadãos. Esses exemplos de boas práticas podem servir de inspiração para tornar os plásticos mais sustentáveis e circulares.

• A maioria dos exemplos de boas práticas encontrados são de pequena escala e precisariam ser ampliados e implementados de forma muito mais ampla para fortalecer a economia circular dos plásticos. Mais exemplos são encontrados na gestão de resíduos do que no projeto, produção ou uso.

• Os caminhos não estão se desenvolvendo no mesmo ritmo. A circularidade aumentada é a mais desenvolvida, com vários exemplos de boas práticas de escala relativamente grande. O uso mais inteligente está surgindo, com um número crescente de exemplos de boas práticas mostrando potencial para ser ampliado. O material renovável é o menos desenvolvido, mas muitos exemplos mostram alto potencial para maior desenvolvimento.

• Exemplos de boas práticas do caminho de uso mais inteligente incluem a redução do uso de plásticos desnecessários por meio de menos embalagens, menos produtos descartáveis e, em menor grau, design circular de produtos, prolongando a vida útil dos produtos e aumentando a reutilização e o reparo.

• Os exemplos de boas práticas do caminho da crescente circularidade concentram-se em manter o valor e a utilidade dos plásticos em vários ciclos por meio da coleta, triagem e reciclagem.

• Exemplos de boas práticas do caminho do material renovável incluem a mudança para matérias-primas renováveis para ajudar a eliminar a dependência da produção de plástico baseada em combustíveis fósseis. No entanto, é importante que a produção de materiais renováveis não esteja em competição direta com a produção de alimentos e rações, e o uso de biorresíduos deve ser priorizado em relação a novas matérias-primas de base biológica.

A poluição por plásticos é encontrada em todos os lugares do meio ambiente, mesmo em lugares remotos, como já se sabe há anos. Recentemente, aumentou o conhecimento sobre o impacto negativo dos plásticos nas mudanças climáticas, poluição do ar e saúde humana. Novos caminhos para a produção e consumo de plásticos são necessários para aumentar a circularidade e a sustentabilidade na Europa e além. Os três caminhos discutidos neste briefing são uso mais inteligente, maior circularidade e materiais renováveis, para os quais exemplos de boas práticas são encontrados em toda a Europa (EEA, 2020).

Este briefing fornece uma visão geral de exemplos de boas práticas desses caminhos, inclusive de formuladores de políticas, empresas e cidadãos. Não existe uma solução única para todos os plásticos circulares e sustentáveis. Os exemplos fornecem inspiração, são escaláveis e podem, portanto, ajudar a construir as bases de uma economia de plásticos cada vez mais circular e sustentável. Este briefing é sustentado por um relatório mais detalhado preparado pelo European Topic Centre on Circular Economy and Resource Use (ETC/CE).

Acesse o documento completo.

Da Redação, com informações da EEA Europe Environment Agency
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.